Notícias

Reunião do plenário tem participação da Unila

(Em 19 de setembro de 2013)

Foto: Andréa David

Foto: Andréa David

O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz de Iguaçu realizou na última quarta-feira, dia 18, a reunião mensal no auditório da ACIFI. A mesa diretora, composta pelo presidente de honra, o prefeito Reni Pereira, o presidente do CODEFOZ, Danilo Vendrusculo, o vice-presidente, Jorge Samek, secretário-geral, Jaime Nascimento e pela vice-prefeita e secretária municipal do Trabalho, Desenvolvimento Socioeconômico, Indústria e Comércio, Ivone Barofaldi da Silva, conduziu a pauta de discussões para o plenário.

O coordenador do 2º Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local, Herlon Goelzer de Almeida, assistente da diretoria da Itaipu, apresentou aos membros do Conselho as ações que vem sendo desenvolvidas para o evento que deve trazer mais de 3,5 mil pessoas para Foz do Iguaçu entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro. Segundo ele, a dimensão de um evento desse porte irá contribuir com a cidade na promoção do desenvolvimento local, mas para isso é fundamental a participação da comunidade nesse Fórum. “Durante os quatro dias da programação é importante que pessoas de diferentes segmentos estejam presentes, assim, ao final do encontro teremos diferentes percepções”, destacou.

O plenário também recebeu o professor Carlos Paiva, pesquisador da Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul, que falou sobre o Plano de Desenvolvimento Econômico de Foz do Iguaçu (PDE). A metodologia para elaboração do PDE irá envolver todas as câmaras técnicas do CODEFOZ e o cronograma de trabalho deve se estender até março de 2014.

Em atendimento ao convite da entidade, o reitor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Josué Modesto dos Passos Subrinho, assumiu como novo membro efetivo no CODEFOZ e fez uma apresentação da UNILA aos participantes. Josué Modesto resgatou o histórico da Universidade desde a sua criação e seus principais avanços até o momento, apresentando ainda a perspectiva de atração de novos docentes e técnicos-administrativos em educação por meio de concursos públicos, o aumento do número de vagas anuais para estudantes e o número de cursos que serão criados nos próximos anos, incluindo o de Medicina.

Para o reitor, toda cidade anseia por trazer um curso de Medicina, que representa uma oportunidade de desenvolvimento para o município e a região. “O interesse demonstrado por parceiros que estão aqui nesse momento, seja da iniciativa privada ou do poder público, nos dá a segurança de trabalhar firme para antecipar a vinda deste curso para Foz do Iguaçu”. A expectativa sinalizada pelo Ministério da Educação é de implantar o curso na UNILA em 2016. Além de Medicina, o reitor informou que outros cursos relacionados à área de saúde também poderão ser implantados, promovendo assim o incremento de carreiras a serem oferecidas a partir de futuros processos seletivos.

Para o presidente do Codefoz, Danilo Vendruscolo, as entidades organizadas e toda a cidade de Foz do Iguaçu estão ansiosos pela chegada do curso de Medicina. “Conte conosco, porque a cidade precisa muito de um curso como esse. A presença da UNILA em Foz do Iguaçu e toda essa perspectiva de crescimento só tende a trazer melhorias, pois gera circulação de renda e também eleva o nível acadêmico da cidade. A UNILA não é mais um sonho, é uma realidade que só vem auxiliar no crescimento de Foz do Iguaçu”, complementou Danilo.

COMPARTILHAR: