Notícias

Câmara técnica de integração tecnológica discute metodologia para modelo de negócios

(Em 16 de outubro de 2013)

(Foto: Andréa David)

(Foto: Andréa David)

O uso da ferramenta estratégica e empresarial Canvas foi o tema de um workshop para a câmara técnica de Integração Tecnológica do CODEFOZ. Michelli Fregnani, do Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação (ITAI), conduziu o treinamento e explicou que por meio de uma interface muito intuitiva e eficaz, o usuário pode construir seu modelo de negócios por meio do uso de uma planilha.

Nela, deverão ser incluídas informações relacionadas, por exemplo, a segmentos de mercado, parceiros, atividades chaves, fluxo de receitas e despesas, relacionamento com clientes, estrutura de custos, entre outros itens essenciais para o planejamento e criação do modelo de negócios.

Os participantes discutiram a montagem do Canvas do Centro Municipal de Tecnologia e Inovação que pode ser considerado uma ótima escolha para empresas locais que necessitam de inovação na área de turismo, logística, agroindústria, acadêmicos empreendedores com ideias inovadoras; pequenos empreendimentos APL e por meio de convênios com instituições de ensino e pesquisa.

De acordo com o coordenador Antonio Hachisuca, as demais câmaras técnicas do Codefoz também poderão contribuir com sugestões, para que o Centro esteja mais adequado às necessidades do município, da região, e em conformidade com os anseios da sociedade civil organizada.

COMPARTILHAR: