Notícias

Em audiência pública, CODEFOZ pede que o município dê condições para atração de novas empresas

(Em 13 de novembro de 2013)

(Foto: Andréa David)

(Foto: Andréa David)

O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu (CODEFOZ) marcou presença na Audiência Pública promovida na última segunda-feira (11) pela Câmara Municipal de Foz do Iguaçu para discutir o Plano Plurianual do Município (PPA) e o Orçamento de 2014. Como forma de reforçar o compromisso com as propostas amplamente discutidas e aprovadas pelo CODEFOZ nos últimos meses, vários integrantes das Câmaras Técnicas e do Plenário estiveram presentes no plenário da Câmara de Vereadores.

Ao ser convidado a fazer o uso da palavra pelo vereador Dilto Vitorassi, que presidiu a audiência, o presidente do CODEFOZ, Danilo Vendruscolo, disse que é necessário estabelecer um esforço conjunto por parte dos poderes Executivo e Legislativo e também da sociedade civil organizada para mudar a realidade socioeconômica da cidade. Segundo ele, a população em geral precisa participar mais e cobrar mais das autoridades locais. “Com um orçamento anual de R$ 800 milhões praticamente não sobram  recursos para investimentos que revertam em desenvolvimento para o município, por isso é preciso gestão eficiente do dinheiro disponível no caixa e coragem para mudar essa situação”, declarou.

O CODEFOZ procurou conhecer o orçamento municipal e participou da construção do PPA para o período de 2014 a 2017. Esse esforço mobilizou todas as câmaras técnicas do conselho. As ações discutidas e eleitas pelas Câmaras Técnicas do CODEFOZ estão reunidas num documento de sugestões para o Plano Plurianual do Município – PPA protocolado e entregue à prefeitura de Foz do Iguaçu. Ao todo foram apresentadas 24 sugestões, publicadas no Diário Oficial do Município nº 2.066, de 16 de agosto de 2013. “Gostaríamos que todas as propostas fossem levadas adiante, mas devido ao orçamento limitado, seria fundamental a viabilização do Escritório de Atração de Investimentos e o investimento no distrito industrial para que mais empresas tenham condições de se instalar e gerar empregos em Foz do Iguaçu”, salientou.

O presidente do CODEFOZ argumentou que é preciso trabalhar em cima de planos de governo que visem projetos a longo prazo. O planejamento, segundo ele, deve ser baseado em um projeto para a cidade daqui a 30 anos. Seguindo esse raciocínio, Vendruscolo lembrou a todos os presentes na audiência que uma das ações em execução pelo conselho é o projeto Foz 2040.

COMPARTILHAR: