Notas

CT de Meio Ambiente abre as atividades de 2014 em reunião itinerante

(Em 29 de janeiro de 2014)

A Câmara Técnica de Meio Ambiente vem se reunindo desde maio de 2013 e inclui participantes de diferentes setores da cidade: professores universitários, representantes de ONGs (a exemplo da Bioma Brasil e a Fundação Iguassu), associações comunitárias (de agricultores, de catadores de recicláveis) e profissionais (como a AEFI), órgãos  governamentais (ao modo da SMMA, do IAP e da Itaipu), além do Coletivo Educador Ambiental de Foz, entre outras entidades.

As reuniões vêm sendo feitas de maneira itinerante: algumas ocorreram no próprio escritório do CODEFOZ, mas o intuito do grupo é estar presente na comunidade, de maneira a conhecer novas iniciativas relativas ao tema meio ambiente. Fizeram diversas reuniões na UNILA e outras delas no Bosque Guarani, no espaço do centro de educação ambiental. Neste início de ano, a primeira reunião aconteceu ontem, dia 28 de janeiro, em um novo espaço inaugurado em Foz do Iguaçu: o Concept Design Hostel & Suites, que trabalhou o conceito da sustentabilidade desde a sua criação, oferecendo aos seus hóspedes os benefícios sustentáveis de se hospedar em um local preocupado com o meio ambiente. “Queríamos um local diferente e modelo, para abrirmos os trabalhos deste ano e preparamos nossas ações para 2014. Escolhemos o Concept Design Hostel por ser um dos poucos, talvez o único exemplar da categoria de hospedagem em Foz do Iguaçu que já nasceu consciente com a preocupação com o meio ambiente, então fomos visitar para conhecer”, comenta a Coordenadora da CT, Luciana de Melo Ribeiro. “Eles possuem estrutura com diversas características ligadas à preservação do meio ambiente, como aquecimento solar, captação de águas da chuva, iluminação de led, móveis produzidos com madeira de reflorestamento, telhado verde, alimentos naturais e orgânicos, entre outras”.

No ano passado o trabalho da CT foi concentrado em duas ações específicas: 1) elaborar uma proposta de reestruturação para a Secretaria de Meio Ambiente, a partir do mapeamento de suas funções, demandas, problemas e estrutura; 2) criar indicadores e estratégias para o levantamento de dados no município, com vistas a elaborar um plano de salubridade ambiental para Foz.

Para este ano, Luciana comenta que darão continuidade às ações iniciadas em 2013. “Para encaminhar uma das ações”, comenta Luciana, “é preciso identificar em Foz do Iguaçu pesquisadores interessados e disponíveis para efetuar o diagnóstico de salubridade ambiental, bem como redigir um termo de parceria e convênios específicos com as instituições que se voluntariarem na tarefa”. A ação de reestruturação da Secretaria de Meio Ambiente, segundo Luciana, exige detalhamento e organização dos dados obtidos, colocando-os na forma de projeto, a fim de apresentá-lo às autoridades competentes para que possam ser captados recursos.

COMPARTILHAR: