Notas

Câmara Técnica de Educação prepara seu planejamento para 2014

(Em 26 de fevereiro de 2014)

Os membros da Câmara Técnica de Educação se reuniram na semana passada na Faculdade Uniamérica, e na pauta estavam, além da visita às novas instalações da instituição, preparar o planejamento das ações da Câmara Técnica para o ano e conversar sobre o encontro entre os coordenadores de cursos de licenciaturas de instituições públicas e privadas, para discutir a valorizar do docente. Ao total, 13 pessoas participaram da reunião, representando a Unioeste, a Secretaria de Educação, o CREA, a Unifoz, o IFPR, além do grupo diretor da Uniamérica.

Ryon Braga, diretor-presidente da associação mantenedora da Uniamérica, recebeu o grupo e fez uma apresentação sobre a instituição, que deixou de ser uma faculdade privada para se tornar uma associação comunitária, sem fins lucrativos e de caráter filantrópico. Segundo o diretor, o objetivo dessa nova gestão é transformar a Uniamérica em uma Universidade Internacional, com alunos oriundos de diversos países de todo o mundo, com qualidade de ensino no nível das melhores universidades do continente. “Nosso objetivo é fazer de Foz do Iguaçu um Pólo Universitário, contribuindo com as demais instituições de ensino que aqui existem.

O novo grupo gestor da Uniamérica também levou para a instituição uma nova metodologia de aprendizagem, semelhante a utilizada nas Universidades de Harvard, MIT e Stanford (as melhores do mundo) que tem como base princípios como uma sala de aula colaborativa, onde os alunos participam de atividades em grupo e de estudos individuais com mais flexibilidade e dinamismo. Aliás foi nesta nova sala de aula que os  membros da Câmara Técnica foram recebidos. “Além de participar das atividades em sala todos os dias, o aluno poderá acessar todo o conteúdo do seu curso de forma online, para estudar onde quiser e na hora que quiser”, comenta Ryon Braga, que complementa sinalizando que todos esses conteúdos ficam disponíveis para os alunos em dispositivos móveis para serem acessados a qualquer momento.

Durante a reunião, Luciana Aparecida Fabriz, coordenadora da CT de Educação, citou a importância do objetivo da Uniamérica em fortalecer a cidade de Foz do Iguaçu e querer fazer dela uma Pólo Educacional. “Com a abertura de novos cursos em várias instituições locais, essa possibilidade vai se tornando cada vez mais real, por isso a importância da integração entre as faculdades e é por isso que a Câmara Técnica do  CODEFOZ está lutando”, comenta a coordenadora. Luciana também explicou o porque da mudança da CT de Assuntos Universitários para CT de Educação, pois abrange mais temas, interagindo mais entre as instituições de ensino.

Outro ponto muito discutido na reunião e uma das principais plataformas de trabalho da CT de Educação é a questão da valorização do docente.  O diretor da Uniamérica explicou que com a nova metodologia de aprendizagem implantada na instituição o aluno é instigado pelo docente a aplicar o conhecimento em situações reais e, nesse contexto, a qualificação do docente, sua atualização e especialização fica cada vez mais premente.  A coordenadora da CT de Educação, Luciana, parabenizou a iniciativa da instituição pela nova proposta de ensino e pelo trabalho de valorização do docente que será ainda mais fortalecido com esse novo método. “Da nossa parte, estamos buscando criar propostas para unir as instituições de ensino de Foz com esse propósito, demais pessoas interessadas e juntas promovermos workshops de sensibilização à valorização do docente, buscando com a iniciativa, a melhora da qualidade de ensino e o incentivo para que mais pessoas se interessem pelos cursos de licenciatura”, finalizou Luciana Fabriz.

COMPARTILHAR: