Notas

Processo de Licitação para a construção da Segunda Ponte está na fase de recebimento das propostas

(Em 6 de fevereiro de 2014)

O CODEFOZ  participou essa semana de um workshop organizado pela Itaipu para discutir a viabilidade do Projeto Beira Foz. Uma consultoria internacional foi contratada para estudar os diferentes cenários para a instalação deste projeto e, entre outras temáticas, a construção da segunda ponte ligando Brasil e Paraguai foi amplamente debatida.  O edital de licitação para essa obra foi lançado na última semana, dia 31 de janeiro e as propostas pelas empresas interessadas deverão ser apresentadas até o dia 20 de março, tendo agendado para o dia 27 de março a abertura dos envelopes.

“Essa é uma conquista da sociedade de Foz do Iguaçu. O CODEFOZ entretanto, teve uma participação significativa neste processo, colaborando para que uma nova licitação fosse rapidamente aberta, após a primeira ter sido considerada fracassada. A moção  de apoio à construção, encabeça pelo CODEFOZ, surtiu o efeito necessário e a verba destinada para esse projeto já se encontra provisionada pelo Ministério do Transporte, só  à espera da empresa vencedora da licitação para encaminhar o recurso para o município”, assegura Danilo Vendruscolo, presidente do  CODEFOZ.

A moção de apoio elaborada pelas Câmaras Técnicas do  CODEFOZ, reforça o elo de uma interdependência positiva, ligada às questões turísticas, comercial e de logística para o destino. Foz do Iguaçu, Ciudad del Este e Puerto Iguazu apresentaram sensível crescimento populacional nas últimas décadas. O fluxo de veículos entre as cidades é muito intenso, inclusive de caminhões, tanto para o Paraguai, quanto para a Argentina. A região tornou-se um polo logístico de grande envergadura. São três aeroportos próximos, uma ponte internacional para a Argentina e outra para o Paraguai, além de hidrovia Paraná/Prata.

Foz do Iguaçu está recebendo em torno de 1,5 milhão de turistas/ano, lembrando que esta estatística mede somente as visitas realizadas ao Parque Nacional do Iguaçu. Somado ao turismo de compras, estima-se que o fluxo de turistas na região ultrapasse a marca de quatro milhões de pessoas anualmente.

Neste contexto, a mobilidade urbana está comprometida. A infraestrutura viária da região apresenta diversos gargalos, sendo o mais impressionante a Ponte Internacional da Amizade, onde o fluxo de automóveis, ônibus, caminhões, motos e pedestres transformam aquela travessia em um verdadeiro caos.

A construção da 2ª Ponte entre o Brasil e o Paraguai, juntamente com a Avenida Perimetral Leste, ligando a ponte à BR 277, trará imensuráveis benefícios à cidade, tanto no que tange a dinamização do comércio internacional entre os dois Países, o que trará mais emprego e renda, quanto nas questões ligadas à mobilidade urbana, principalmente na transferência do tráfego pesado de veículos que hoje prejudica o fluxo do trânsito na Ponte Internacional da Amizade e no Centro de Foz do Iguaçu para a 2ª Ponte e Avenida Perimetral Leste.

A região do bairro Porto Meira também sofrerá importante recuperação econômica, através das atividades ligadas ao comércio exterior e ao turismo, que terá na nova ponte um novo e importante atrativo para os turistas que visitam nossa cidade, ao modo do que se observa em diversos outros locais do mundo que possuem pontes com design diferenciado, como é o caso da 2ª Ponte, cujo projeto apresenta características arquitetônicas singulares.

COMPARTILHAR: