Notas

CT de Educação lança o Fórum Permanente das Licenciaturas da Região Trinacional

(Em 10 de abril de 2014)

CT educacao-2Em um encontro que ocorreu no início dessa semana, na Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, os membros da Câmara Técnica de Educação do CODEFOZ lançaram oficialmente o Fórum Permanente das Licenciaturas da Região Trinacional: uma iniciativa da sociedade civil organizada, suprapartidário, que tem por objetivo a realização de debates e intercâmbios visando qualificar e dar visibilidade pública ao tema da formação inicial de professores.

Mobilizados e amparados por resoluções, portarias e decretos nacionais, os membros da CT de Educação se basearam na Resolução CNE/CP 1/2002 das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica; no Decreto 6755/2009 da Política Nacional para a Formação de Professores; na Portaria 883/2009 do Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente e no Decreto 7692/2012 do Estatuto da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Em síntese, os membros da CT querem dar ênfase na formação continuada ou em serviço, que tem como um bom exemplo, o PARFOR; ênfase nas instituições públicas, cujo exemplo são as ações do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência). “Nossa intenção é dar ênfase em programas e editais, não em políticas”, sinaliza Alexandre Zaslavsky, Professor do Instituto Federal do Paraná em Foz do Iguaçu, e membro da Câmara Técnica de Educação do CODEFOZ, um dos propositores desse fórum para o município e região trinaciona

Segundo os membros da CT de Educação e os demais envolvidos na elaboração do evento, os objetivos do Fórum Permanente de Licenciaturas da Região Trinacional são:
1. Cooperação técnica: rede de informações sobre legislação, editais, políticas, etc.
2. Cooperação científica: evento de encontro periódico para debates sobre formação inicial de professores, com conferências, mesas temáticas, etc.
3. Cooperação política: promoção de visibilidade à formação de professores em âmbito público, seja na mídia, na cidade, etc.

COMPARTILHAR: