
Danilo Vendresculo, presidente do Codefoz – Foto Marcos Labanca
Danilo Vendruscolo
Os trabalhos da sociedade civil organizada concentrados no CODEFOZ ganham ainda mais relevância no centenário de Foz do Iguaçu. Essa data histórica é o momento ideal para uma reflexão sobre o nosso passado, presente e definição de ações para o futuro.
Recentemente, representantes da sociedade completaram mais uma etapa na definição dos caminhos para o crescimento iguaçuense com vistas para 2040. Estamos falando da aprovação por unanimidade do “Diagnóstico” do Plano de Desenvolvimento Econômico (PDE) para a cidade.
O documento aprovado consiste no diagnóstico da hierarquia das cadeias produtivas responsáveis pela dinâmica econômica do município. O estudo aponta quatro pilares: o turismo e a logística como as principais cadeias propulsivas da economia iguaçuense. A terceira coluna é a união da educação e da ciência e tecnologia. O quarto alicerce é a saúde.
Validado o documento, já começamos os trabalhos para definir políticas públicas, ações estratégicas, orçamentos, origem de recursos e prazos. Agora cabe a nós definirmos coletivamente a direção onde queremos ir. Esse é o objetivo a ser alcançado.
Vale destacar que o planejamento macro do CODEFOZ prevê a realização de quatro grandes etapas para reunir subsídios para compor um documento que apontará a cidade sonhada para 2040. Uma das fases já foi concluída em 2013. Tratas-se da elaboração e inserção de 24 propostas no Plano Plurianual do Município (PPA).
O segundo passo é o Plano de Desenvolvimento Econômico, que continuam em discussão. A terceira etapa é o Projeto Beira Foz, cuja primeira fase compreende a revitalização e iluminação da Ponte da Amizade. Por fim, a quarta fase consiste na revisão do Plano Diretor Municipal.
Temos a certeza que a realização desses projetos significará um grande passo para a construção no presente da sonhada Foz do Iguaçu do futuro. E tudo isso tem sido possível graças a união de todos em prol de um objetivo em comum: o desenvolvimento social e econômico da nossa querida cidade.
Danilo Vendruscolo é presidente do Codefoz.