Notícias

Codefoz ingressa na Rede de Conselhos de Desenvolvimento Econômico e Social

(Em 30 de julho de 2014)

Rede visa criar um ambiente de diálogo e de troca de informações entre os conselhos municipais e estaduais

site-rede
O Codefoz foi convidado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República para entrar na Rede Brasileira de Conselhos de Desenvolvimento Econômico e Social. O ingresso oficial ocorreu neste fim de mês e marca mais um importante reconhecimento pelo trabalho realizado em Foz do Iguaçu, desta vez em nível nacional.

A Rede Brasileira de Conselhos de Desenvolvimento Econômico e Social visa criar um ambiente de diálogo e de troca de informações entre os conselhos municipais e estaduais incumbidos de discutir a temática do desenvolvimento econômico e social. A proposta é compartilhar as experiências de conselhos existentes, bem como a criação de uma agenda comum de debates.

Além disso, a rede objetiva estimular e dar suporte à constituição de conselhos de desenvolvimento econômico e social ou organismos similares nos estados e municípios. Cabe ressaltar que a atuação da rede se dá de maneira horizontal entre todos seus membros, não havendo qualquer tipo de hierarquia em relação aos outros conselhos.

Conforme a assessora técnica do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, Fernanda Andrino, a parceria fortalecerá os diálogos. “Esperamos que essa articulação possa fortalecer ainda mais a atuação do Codefoz e levar à região de Foz do Iguaçu importantes e proveitosas discussões sobre o desenvolvimento econômico e social da região”, afirmou.

Desafios e prioridades na execução
das políticas de mobilidade urbana

O diretor-executivo do Codefoz, Dimas Bragagnolo, antecipa que a primeira atividade do Codefoz já como membro oficial da rede ocorrerá no 1º Colóquio da Rede Brasileira de Conselhos de Desenvolvimento Econômico e Social. “Vamos debater os desafios e prioridades na execução das políticas de mobilidade urbana”, informou. O evento ocorrerá no dia 11 de agosto, no Palácio do Planalto.

O evento contará com a participação de conselhos estaduais e municipais, da sociedade civil e de representantes dos movimentos sociais. A escolha do tema partiu das propostas debatidas e sugeridas no 3º Encontro da Rede Brasileira de Conselhos de Desenvolvimento Econômico e Social, realizado em Brasília, em fevereiro deste ano, ocasião em que foi destacada a necessidade de aprofundamento da discussão sobre o assunto.

logo-cdes
Criada em 2012

A decisão de criar a rede foi tomada no 1º Encontro de Conselhos de Desenvolvimento Econômico e Social, realizado em novembro de 2012, em Salvador. Na época, reuniram-se representantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República e dos conselhos estaduais de Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Distrito Federal, além dos municipais de Canoas (RS) e São Paulo (SP).

SAIBA MAIS
Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social
http://www.cdes.gov.br/

Portal da Rede Brasileira
www.redebrasileira.cdes.gov.br

COMPARTILHAR: