Notícias

Codefoz, a força da sociedade

(Em 19 de setembro de 2014)

Durante décadas, Foz do Iguaçu bateu cabeça na hora de pensar o seu próprio futuro. Por inúmeras razões. A cada nova tentativa de reunir os moradores, ressurgia a importância de criar um ambiente inovador para abrigar os grandes debates comunitários. A cidade perdeu muito diante desse cenário. Precisou entrar no clima do centenário para começar a construir o espaço em que se faça jus à expressão “sociedade civil organizada”.

Esse “lugar” é o Codefoz! Criada há menos de dois anos, essa ferramenta da comunidade já coleciona algumas conquistas e começa a despertar a curiosidade de um número ainda maior de pessoas. Que bicho é esse? Por que foi criado? Há quanto tempo existe? Pra que serve? Quem pode participar? Essas são as primeiras perguntas que vêm à cabeça logo no primeiro contato com o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu.

O Codefoz é uma espécie de grande guarda-chuva das organizações públicas e privadas  - Foto Kiko Sierich

O Codefoz é uma guarda-chuva das organizações públicas e privadas – Foto Kiko Sierich

O Codefoz é uma espécie de grande guarda-chuva das organizações públicas e privadas que representam a população iguaçuense. O colegiado é o ambiente no qual estão as entidades de classe, associações, universidades, conselhos, sindicatos, profissionais liberais, além do prefeito, secretários municipais e vereadores. Homens e mulheres, jovens e adultos, de igual para igual, para debater e definir os rumos ao desenvolvimento da sociedade.

Para o presidente do Codefoz, Danilo Vendruscolo, o desafio está em planejar a Foz do Iguaçu que queremos para 2040, em todos os aspectos, buscando tornar nossa cidade um lugar cada vez melhor para se viver, com qualidade de vida e oportunidades a seus moradores. “Estamos construindo, de maneira participativa, o sonho da comunidade em relação à cidade, contribuindo para diminuir dificuldades na gestão pública”, esclarece.

Democrático – A forma de participação é bem simples. Toda reunião do plenário é pública, sendo o momento maior aquele em que a população se reúne para aprovar as decisões coletivas em prol da cidade. É realizada uma vez por mês, geralmente no auditório da Fundação Cultural, no centro.
A composição do plenário é regulamentada pela mesma lei municipal que criou o Codefoz, a 4.041, de 12 de novembro 2012. Cada inclusão ou mudança deve estar prevista em lei. Atualmente, mais de cem entidades integram o plenário e as câmaras técnicas, confirmando a diversidade de vozes representadas pelo conselho.

Temáticas – E por falar em câmaras técnicas, qualquer morador de Foz do Iguaçu, indicado por uma entidade, pode participar dos encontros ou mesmo propor a criação de novos colegiados temáticos.  No total já são 14 câmaras em funcionamento.
Elas são a porta de entrada dos debates, como se fossem grupos de trabalho nos quais as pessoas se organizam conforme sua área de atuação. Todas as ideias, propostas, projetos, debates e discussões nascem e ganham forma nelas, para depois serem levadas ao plenário.

Representativo – Segundo Vendruscolo, o grande segredo para a aceitação da comunidade é que o conselho é de voluntariado e independente. Sua atuação tem como princípios a ética, a união, o consenso, a continuidade, o engajamento social e o suprapartidarismo. A sua missão e valores estão muito bem claros e alinhados. Todos os assuntos são tratados sem interesses de políticas partidárias ou de governos.

“Temos realizado plenárias sempre lotadas com em média 160 pessoas. O Codefoz organiza as propostas da base da sociedade para atuar como suporte para prefeito e vereadores. São projetos que visam o bem comum. Justamente por isso ele é muito maior que o seu presidente, que a sua mesa diretora. O Codefoz tem vida longa. Ninguém mais segura”, afirma. Quer tirar a prova dos nove? Vamos lá…

AÇÕES EM ANDAMENTO
* Discussão sobre o Plano Plurianual do Município (PPA).
* Elaboração do Plano de Desenvolvimento Econômico de Foz do Iguaçu (PDE).
* Projeto Beira Foz (tendo como primeira etapa a revitalização e iluminação da Ponte da Amizade).
* Revisão do Plano Diretor Municipal.
* Fórum Foz 2040, que será composto pelos desdobramentos dos quatro primeiros projetos, somando-se ainda as ações e projetos desenvolvidos pelas câmaras técnicas do Codefoz.

PROJETOS DE LEI ELABORADOS PELAS CÂMARAS TÉCNICAS

Lei municipal para o incentivo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica
Reestruturação da Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Socioeconômico, Indústria e Comércio
Lei de ordenamento da publicidade no município de Foz do Iguaçu
Projeto de lei para reformulação do Prodifi (Programa de Desenvolvimento Industrial de Foz do Iguaçu.


Publicado na Revista ACIFI, edição 02, agosto de 2014

LEIA REPORTAGEM COMPLETA

1) Codefoz, a força da sociedade

2) Os passos do conselho + Projetos em andamento + Linha do tempo

3) “Ninguém mais segura” – Entrevista com Danilo Vendruscolo

COMPARTILHAR: