Notícias

Foz avança na criação do Plano Municipal da Mata Atlântica

(Em 10 de setembro de 2014)

Município quer ser destaque na área de preservação e conservação ambiental, reforçando sua vocação ao turismo ecológico e ambiental

Reunião Plano Municipal da Mata Atlântica

Reunião Plano Municipal da Mata Atlântica

A elaboração do Plano Municipal da Mata Atlântica em Foz do Iguaçu começa a ganhar corpo. O debate em torno do projeto deu um grande passo com as duas reuniões promovidas pela Câmara Técnica de Meio Ambiente do Codefoz, sob a consultoria da SOS Mata Atlântica e técnicos de Maringá.

A Lei 11.428 abre a possibilidade de os municípios, cujo território está total ou parcialmente inserido na Mata Atlântica, atuarem na defesa, conservação e recuperação da vegetação nativa. É o caso de Foz, que tem sua área territorial inserida no bioma da floresta tropical. Além da área contínua do Parque Nacional do Iguaçu, o município tem vários fragmentos de floresta nativa que são de domínio da Mata Atlântica.

Reuniões – O primeiro encontro mobilizou o Comafi (Conselho Municipal de Meio Ambiente), além de entidades, instituições, organizações e demais órgãos ligados ao segmento ambiental do município. Na reunião, realizada no dia 3 de setembro, foi aprovada a elaboração do plano.

Já no segundo encontro foi ratificada e confirmada a adesão de várias instituições, como as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Turismo, Unila, IFPR, Secretaria de Estado da Educação, Itaipu, ACIFI, Parque Tecnológico Itaipu, Parque das Aves, Polo Iguassu, Polícia Ambiental, Fundação Iguassu, ADEOP, ADERE, Bioma Brasil e ICMBio.

Reunião Plano Municipal da Mata Atlântica

Reunião Plano Municipal da Mata Atlântica

Durante o encontro, o diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu Binacional, Nelton Friedrich, colocou a usina e o Parque Tecnológico Itaipu à disposição para contribuírem e participarem do plano. E o diretor-executivo do Codefoz, Dimas Bragagnolo, sugeriu que o Plano Municipal da Mata Atlântica seja elaborado em conjunto com a revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), que será realizada no âmbito do conselho após as eleições de outubro.

Deliberações – Após os dois encontros, foi deliberada: 1) reunião da comissão no dia 12 de setembro para traçar os primeiros passos do plano; 2) com o esboço do plano, deverá acontecer uma reunião da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o Comafi com o prefeito para obter o apoio e o incentivo à participação de todas as secretarias do município; 3) divulgação do Plano Municipal Mata Atlântica para toda a sociedade em reunião do Plenário do Codefoz; 4) inclusão do Plano Municipal Mata no Plano Diretor do Município.

SOS Mata Atlântica e Maringá
apoiam plano municipal de Foz

Coube à consultora Sandra Steinmetz, da SOS Mata Atlântica, apresentar como funciona o plano municipal. Ela veio de São Paulo especialmente para os encontros e explicou em detalhes a Lei da Mata Atlântica e como os municípios devem aderir para a elaboração e desenvolvimento da proposta.

Além da consultora, estiveram em Foz a bióloga Anna Christina Esper Faria Soares (gerente de Meio Ambiente de Maringá) e a engenheira agrônoma Rúbia Irma Sales (da Secretaria de Planejamento de Maringá). As duas apresentaram os resultados e os benefícios da implantação do PMMA em Maringá.

COMPARTILHAR: