Notas

Foz pode ganhar cooperativa social para egressos de prisões

(Em 17 de setembro de 2014)

cooperativa-maos
“Caminhos para a liberdade”. Esta é a proposta do projeto que busca oferecer treinamento e capacitação, inicialmente para as famílias dos egressos do sistema penitenciário. A ideia ainda está na fase inicial de discussão, mas promete transformar a vida de milhares de pessoas de Foz do Iguaçu, em situação de risco.

A proposta consiste em criar uma cooperativa social, com foco no artesanato e na confecção – dois segmentos da economia com grande capacidade de gerar emprego e renda.  Esse dois setores precisam de trabalhadores sempre atualizados, mas sua evolução não requer grandes investimentos.

As instituições envolvidas no projeto são: Patronato Municipal, Casa do Empreendedor, Sebrae, Codefoz, ACIFI, Itaipu Binacional, Ñandeva, Núcleo de Confecções, Conselho da Comunidade, além da Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Socio-econômico, Indústria e Comércio.

O próximo passo será realizar uma reunião no dia 22 de setembro, quando virá para Foz a representante da primeira cooperativa social do Paraná, a Cooparte (Cooperativa Social dos Artesãos Empreendedores do Paraná) visando a qualificação de mão de obra de pessoas em desvantagem no mercado econômico em Curitiba.

Ela contará como é o funcionamento do projeto na capital do Paraná. Se tudo der certo, o projeto iguaçuense será apresentado à comunidade no dia 7 de outubro, buscando identificar as pessoas interessadas em formar a cooperativa.

COMPARTILHAR: