Notas

Revitalização Ponte Internacional da Amizade

(Em 22 de outubro de 2014)

ponte-amizade-22-10-2014
As obras de revitalização da Ponta Internacional da Amizade (Brasil/Paraguai) devem começar nas próximas semanas. A expectativa é iniciar a parte “leve” do serviço no fim de outubro, no mais tardar no começo de novembro, informa o consórcio CSO-Gaissler –vencedor de licitação e contratado pelo Ministério dos Transportes.

A obra prevê mais segurança e conforto para a travessia de pedestres e motoristas. O asfalto será recapeado e o pavimento rígido e as juntas de dilatação serão substituídos. Toda a passarela de pedestres será coberta. A ponte ganhará pintura e iluminação novas. O gradil metálico interno e externo será adequado, inibindo o contrabando de mercadorias.

O consórcio terá um ano, a partir de outubro, para concluir o trabalho. Serão investidos R$ 10,2 milhões. Seu representante, Luiz Matsumoto Vargas, informou que, no auge das obras, cerca de cem empregados trabalharão na reforma. O consórcio é o mesmo responsável pelas obras de duplicação na BR-277, na altura de Medianeira, a 57 quilômetros de Foz do Iguaçu.

Aliás, Luiz Matsumoto Vargas deve participar da próxima reunião da Câmara Técnica de Segurança do Codefoz para debater questões referente ao trânsito da Ponte da Amizade durante as obras. O projeto executivo para reforma e revitalização foi custeado pelo Fundo Iguaçu e coordenado pelo Codefoz, sendo depois doado ao governo federal.

Desde então, o conselho mobilizou a sociedade civil organizada e trabalhou ao lado do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) para a realização da licitação e assinatura do contrato e da ordem de serviço.

COMPARTILHAR: