Notícias

Aniversário 2 anos do Codefoz

(Em 12 de novembro de 2014)

foz-p-b
O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu completa dois anos nesta quarta-feira, 12. Aproveitamos a data para reforçar a importância dessa ferramenta que hoje é sinônimo da força da sociedade.

Criado por lei municipal
O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu foi criado pela lei municipal número 4.041, de 12 de novembro de 2012, com o intuito de unir organizações públicas e privadas em torno de projetos e ideias que promovam o desenvolvimento sustentável da cidade e seu entorno, de forma voluntária e suprapartidária.

Visão de futuro 2040: Ser reconhecido pela sociedade como o principal instrumento de desenvolvimento sustentável de Foz do Iguaçu e região.

Missão: Promover o desenvolvimento sustentável de Foz, alinhando e integrando, democraticamente, os interesses da sociedade.

Valores: Equidade, comprometimento, respeito,  transparência e excelência.

Princípios institucionais: Ética, união, consenso, continuidade,  engajamento social e suprapartidarismo.

CINCO GRANDES PROJETOS
1. Elaboração do Plano de Desenvolvimento Econômico.

2. Projeto Beira Foz (tendo como primeira etapa a revitalização e iluminação da Ponte da Amizade).

3. Revisão do Plano Diretor Municipal.

4. Discussão sobre o Plano Plurianual do Município.

5. Fórum Foz 2040, que será composto pelos desdobramentos dos 4 primeiros projetos, somando-se as ações e projetos desenvolvidos pelas câmaras técnicas do Codefoz.

► PLENÁRIO
Toda reunião do plenário é pública, sendo o momento maior aquele em que a população se reúne para aprovar as decisões coletivas em prol da cidade. É realizada uma vez por mês. A composição do plenário é regulamentada pela mesma lei municipal que criou o Codefoz.

► CÂMARAS TÉCNICAS
Elas são a porta de entrada dos debates, na forma de grupos de trabalho nos quais as pessoas se organizam conforme sua área de atuação. Todas as ideias, propostas, projetos, debates e discussões nascem e ganham forma nelas, para depois serem levadas ao plenário. No total já são 14 câmaras em funcionamento.

► REPRESENTATIVO
Atualmente, mais de 150 entidades integram o plenário e as câmaras técnicas, confirmando a diversidade de vozes representadas pelo Codefoz. Temos realizado plenárias sempre lotadas com, em média, 160 pessoas. O grande segredo para a aceitação da comunidade é que o conselho é de voluntariado e independente.

► REFERÊNCIA
O Codefoz integra a Rede Brasileira de Conselhos de Desenvolvimento Econômico e Social. Além disso, o modelo já foi apresentado à Faciap e Caciopar com o objetivo de tornar-se referência para a implantação de novos conselhos de desenvolvimento no Oeste do Paraná, por meio de uma das ações do planejamento estratégico da Caciopar, assim como na região trinacional: Codeleste, em Ciudad del Este (Paraguai), e Codesi, Puerto Iguazú (Argentina).

LINHA DO TEMPO

21/6/2012: Integrantes de órgãos públicos e de entidades representativas da sociedade iguaçuense aprovam a criação do Codefoz.

8/11/2012: Aprovado projeto de lei na Câmara de Vereadores para a criação do conselho.

12/11/2012: Assinada lei municipal que cria o Codefoz e institui o Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social.

20/2/2013: Eleita diretoria: Danilo Vendruscolo (presidente), Jorge Samek (vice-presidente), Jaime Nascimento (secretário) e Reni Pereira (presidente de honra).

14/8/2013: Aprovadas as 24 propostas para o Plano Plurianual (PPA).
21/2/2014: Mesa diretora é reeleita para mais um ano de mandato.

24/4/2014: “Diagnóstico” do Plano de Desenvolvimento Econômico (PDE) é aprovado por unanimidade por plenária lotada.

2/7/2014: Três grandes projetos são apresentados no plenário: duplicação da Rodovia das Cataratas, masterplan do Beira Foz, e projeto de concessão do Marco das Três Fronteiras e do Espaço das Américas.

14/7/2014: Codefoz apresenta propostas para as eleições de 2014. Documento reúne indicadores de resultados para as esferas federal, estadual e municipal; eleitos deverão prestar contas a cada três meses.

COMPARTILHAR: