Notícias

Codefoz defende cota de 500 dólares em audiência com presidente do Paraguai

(Em 16 de março de 2015)

Lideranças da fronteira em audiência com presidente do Paraguai, Horacio Cartes

Lideranças da fronteira em audiência com presidente do Paraguai, Horacio Cartes

Representantes do Codefoz acompanharam uma comitiva do Departamento de Alto Paraná numa audiência realizada com o presidente do Paraguai, Horacio Cartes, nesta segunda-feira, 16, em Assunção. O grupo discutiu dois assuntos ligados à fronteira: o aumento da cota para 500 dólares e a instalação de lojas francas.

Participaram do encontro o presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz, Danilo Vendruscolo; o governador de Alto Paraná, Justo Zacarías Irún; a prefeita de Ciudad del Este, Sandra Zacarias; o prefeito e a vice-prefeita de Foz do Iguaçu, Reni Pereira e Ivone Barofaldi da Silva. Também integraram a comitiva vários empresários, como Juan Ramirez, Alexandre Manah e Natalia Chan.

Para Vendruscolo, a missão foi positiva porque soma forças na defesa da cota de 500 dólares e sensibilizou Assunção para acelerar as conversas com Brasília em prol da região. “O aumento da cota impulsionará o movimento do turismo de compras, beneficiando toda a economia fronteiriça”, resumiu. Ele entregou a Cartes um estudo sobre o tema encomendado pelo Codefoz e custeado pelo Fundo Iguaçu.

Documento – Vice-presidente da Câmara de Comércio e Serviço de Ciudad del Este, Juan Ramirez entregou uma carta para Cartes solicitando apoio na defesa dos interesses das cidades turísticas paraguaias que fazem fronteira com o Brasil. O apelo foi em prol, especialmente, de Ciudad del Este, Salto del Guairá e Pedro Juan Caballero.

“Somos os maiores geradores de empregos diretos e indiretos do Paraguai. Empregamos diretamente mais de 70 mil pessoas e indiretamente mais de 400 mil pessoas. Esse universo gera um efeito dominó que beneficia mais de um milhão de paraguaios”, argumentou o empresário.

A comitiva reforçou que é fundamental lutar pelo aumento da cota para 500 dólares como parte da estratégia visando ao desenvolvimento socioeconômico da região. A elevação do limite de compras ajudará a manter competitividade do destino turístico.

COMPARTILHAR: