Notícias

Oeste em Desenvolvimento promove 2º Seminário de Energias Renováveis

(Em 11 de outubro de 2015)

O Programa Oeste em Desenvolvimento, através da Câmara Técnica de Energias Renováveis, promove, nos dias 19 e 20, o “2º Seminário Energias Renováveis como Vetor de Desenvolvimento do Oeste do Paraná”.  As atividades ocorrerão paralelas à “Conferência Internacional Smart Energy – Energias Inteligentes”, tradicionalmente realizada Curitiba, mas pelo segundo ano acontecerá em Foz do Iguaçu, no Hotel Bourbon Cataratas, com início às 9h.

Durante o seminário, haverá apresentação de experiências de uso de recursos energéticos renováveis para o desenvolvimento de territórios. “Queremos estimular os produtores do Oeste a utilizar as energias renováveis de produção local. Para isso, precisamos apresentar propostas factíveis”, explicou Augusto Stein, representante no Sebrae no Oeste em Desenvolvimento.

Segundo Stein, uma das formas de transformar esse uso em realidade é fomentando a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação voltados para as fontes de energias renováveis, bem como identificar as linhas de créditos para potencializar os agentes fomentadores e financiadores. “Acreditamos que uso de energias renováveis como o biogás, a solar e PCHs seja um dos fatores fundamentais para desenvolver o território”.

Além da programação técnica de palestras, haverá uma Feira com espaço para empresas e instituições que atuam na área de Energias Renováveis exponham seus produtos.

O seminário, promovido pelo Programa Oeste em Desenvolvimento e Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, é realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Paranametrologia e tem o apoio de instituições como Itaipu Binacional, CIBiogas-ER, Copel entre outros.

SmartEnergy
A Conferência Internacional de Energias Inteligentes é o maior evento no sul do Brasil voltado a aproximar avançadas soluções tecnológicas aplicadas às questões de smart snergy. O evento reunirá mais de 800 pessoas entre especialistas nacionais e internacionais, empresários, gestores e membros de agências e entidades de governo, fabricantes e fornecedores, pesquisadores, professores e estudantes para debater cenário, mercado, evolução tecnológica, regulamentação, desenvolvimento de negócios e políticas públicas sobre as energias inteligentes.

Mais informações no site: http://smartenergy.org.br/2015/index.php

Oeste em Desenvolvimento
Lançado em agosto de 2014, o Programa Oeste em Desenvolvimento reúne mais de 30 instituições, entre elas Itaipu Binacional, Fundação Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Sebrae-PR, Ocepar, Caciopar, Amop, Emater e Fiep.

O primeiro passo foi fazer um diagnóstico econômico territorial para conhecer de perto o Oeste, com suas dificuldades e potencialidades. As atividades são divididas em cinco eixos: Infraestrutura e Logística, Pesquisa e Desenvolvimento, Crédito e Fomento, Capital Social e Cooperação, e Energias Limpas e renováveis.

COMPARTILHAR: