Notícias

Codefoz consolida união pelo desenvolvimento

(Em 23 de dezembro de 2015)

roni-temp
Roni Temp

Sem dúvida, a grande conquista do Codefoz é a união de representantes de organizações públicas e privadas em torno de projetos e ideias que promovam o desenvolvimento sustentável de Foz do Iguaçu e seu entorno. Os projetos estão saindo do papel. Estamos passando por um momento de consolidação e reconhecimento ainda maior e queremos consolidar ainda mais o conselho.

Esse “capital social” ganha forma quando analisamos o relatório de ações de abril, quando tomamos posse, a dezembro deste ano. No período, participaram do Codefoz 122 instituições, cujos 162 profissionais voluntários somaram 2.831 horas de trabalho (estimadas em R$ 340 mil). O balanço revela ainda 63 encontros de câmaras técnicas e participação de 3 países em boa parte delas.

Criado em novembro de 2012, o Codefoz já nasceu com os cinco grandes projetos prioritários: Plano de Desenvolvimento Econômico (PDE), projeto Beira Foz, revisão do Plano Diretor Municipal, discussão sobre o Plano Plurianual do Município (PPA), além do Fórum Foz 2040. Cumprir esses pilares é o objetivo da atual mesa diretora, composta por mim, pelo vice-presidente, Leandro Costa; pelo secretário, Gilmar Piolla, e pelo presidente de honra, prefeito Reni Pereira.

Dentro os objetivos macros, uma das conquistas deste ano foi a revitalização da Ponte da Amizade. A obra, que está 70% concluída e deve ser finalizada até fevereiro, prevê mais segurança e conforto para a travessia de pedestres e motoristas. Outro objetivo imediato diz respeito ao valor permitido para bagagem acompanhada. A cota de compras quase caiu pela metade, mas permaneceu em US$ 300 graças à mobilização e união da comunidade iguaçuense e fronteiriça.

Ainda em 2015, o Codefoz participou do Fórum Mundial de Desenvolvimento Local, realizado em Turim, na Itália. O evento, que reuniu representantes de 130 países, contou com a presença do secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Ban Ki Moon.  Tivemos a oportunidade de apresentar os resultados que estamos conquistando na nossa região através das entidades e projetos como o Codefoz, Programa Oeste em Desenvolvimento e Projeto Fronteiras Cooperativas.

Em 2016, além de trabalhar para o avanço de cada ação, o Codefoz apresentará suas propostas durante a campanha eleitoral que vai definir o prefeito e vereadores para o período de 2017 a 2020. A ideia é repetir a fórmula da última eleição, quando candidatos a governador, senador e deputado assinaram uma carta-compromisso assumindo as bandeiras da sociedade.

Roni Temp é presidente do Codefoz (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu).

COMPARTILHAR: