Notícias

Entidades apresentam reivindicações à prefeita Ivone Barofaldi

(Em 19 de julho de 2016)

Coefoz_reunião_prefeita 3
Principais demandas do Codefoz são a criação de fundo de fomento e a revisão Plano Diretor

Em reunião nesta terça-feira (19), integrantes do Conselho de Desenvolvimento Social e Econômico de Foz do Iguaçu (Codefoz) apresentaram quatro reivindicações prioritárias à prefeita em exercício Ivone Barofaldi (PSDB). O conselho requereu a criação de um fundo de fomento socioeconômico e o apoio para a conclusão do Plano Diretor e para a recomposição da equipe executiva do Codefoz e propôs medidas de gestão para valorizar servidores de carreira e gerar economia nas secretarias municipais.

Promovida pelo Fundo Iguaçu, a reunião entre os representantes de entidades de classe e de organizações da sociedade civil e a prefeita Ivone Barofaldi também contou com a presença de dirigentes da Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (ACIFI) e do Conselho Municipal de Turismo (Comtur). Durante o diálogo, o Codefoz foi representado por Gilmar Piolla, secretário do colegiado e vice-presidente do Fundo Iguaçu, acompanhado de Dimas Bragagnolo e Edna Rubio, diretor-executivo e consultora do conselho.

Reunião promovida pelo Fundo Iguaçu reuniu várias entidades

Reunião promovida pelo Fundo Iguaçu reuniu várias entidades

Entre as demandas prioritárias apresentadas pelo Codefoz está a implementação do Fundo de Desenvolvimento Econômico e Social (FMDES), mecanismo de apoio e fomento a projetos socioeconômicos realizados no município.  O conselho ainda pleiteou à prefeita apoio para o trabalho de revisão e aprovação do novo Plano Diretor Municipal (PDM), instrumento de planejamento da cidade que vem sendo elaborado em parceria entre o poder público e a sociedade civil organizada.

De acordo com o secretário do Codefoz, Gilmar Piolla, os integrantes do conselho sugeriram na reunião que, durante o seu mandato, a prefeita Ivone Barofaldi valorize e priorize servidores de carreira na composição do secretariado. O objetivo é gerar economia e estabelecer procedimentos de atuação para que os auxiliares da gestora municipal desenvolvam os programas e ações governamentais em conjunto com os conselhos de políticas públicas de cada setor.

Codefoz apresentou quatro reivindicações prioritárias à prefeita

Codefoz apresentou quatro reivindicações prioritárias à prefeita

“As propostas apresentadas na área de gestão visam gerar economia aos cofres públicos para que os recursos sejam destinados a ações que beneficiem diretamente a população, no atual momento de dificuldades para a prefeitura”, explica o secretário do Codefoz. “Também enfatizamos que os projetos reivindicados pela sociedade civil organizada devam ter andamento, pois contribuem para o desenvolvimento da cidade e geram novas oportunidades de emprego e renda”, complementa Piolla.

Ações para a cidade crescer

O Fundo de Desenvolvimento Econômico e Social (FMDES) está previsto na lei municipal de criação do Codefoz, de 2012. O fundo é um mecanismo de gestão, apoio e fomento a programas e iniciativas considerados prioritários para a geração de empregos e o desenvolvimento de Foz do Iguaçu. Para a implementação do FMDES, a prefeitura precisa efetivar o repasse de recursos orçamentários, que serão geridos pelo Codefoz para o financiamento de atividades nas áreas industrial, comercial e de serviços.

O Plano Diretor Municipal (PDM) estabelece as diretrizes de planejamento e expansão da cidade para os próximos dez anos. O Codefoz e diversas instituições da sociedade civil atuam diretamente no processo de revisão do PDM em 2016, com estudos, análises, proposições e consultas públicas.

COMPARTILHAR: