Notícias

Ministro entrega obras da Ponte da Amizade e recebe novos projetos

(Em 1 de julho de 2016)

A revitalização da Ponte Internacional da Amizade foi inaugurada nesta sexta-feira (1º) por autoridades do Brasil e do Paraguai. Participaram da solenidade, o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, o diretor-geral do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), Valter Casimiro Silveira e o ministro de Obras Públicas do Paraguai, Ramón Jiménez Gaona.

A cerimônia ainda contou com a presença do presidente da Infraero, Antônio Claret de Oliveira, do presidente da Itaipu Binacional, Jorge Samek e dos deputados federais Fernando Giacobo (PR-PR) e Sérgio de Oliveira (PSD). Ao evento também compareceram a vice-prefeita de Foz do Iguaçu, Ivone Barofaldi, o superintendente regional do DNIT, José da Silva Tiago, o delegado da Receita Federal, Rafael Dolzan, representantes de instituições de Foz do Iguaçu e dos governos de Alto Paraná, Puerto Franco e Ciudad del Este.

Ministro

Ministro Maurício Quintella: “Nova fase de desenvolvimento” – foto Roger Meireles

Na solenidade, o ministro Maurício Quintella enalteceu o a importância das obras para a relação bilateral entre o Brasil e o Paraguai. “A reforma representa o fortalecimento da relação entre duas nações irmãs e a conexão diplomática entre os países”, enfatizou. “Iniciamos uma nova fase de desenvolvimento que move a economia e gera crescimento”, complementou o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil.

O diretor-presidente da Itaipu Binacional, Jorge Samek, elogiou o envolvimento da comunidade na conquista da revitalização e recorreu à história para demonstrar a importância da Ponte Internacional da Amizade. “Antes de existir o Mercosul, a ponte foi um marco simbólico para o diálogo entre o Brasil e o Paraguai”, ressaltou. “A obra representa a síntese de um processo de integração mantido por brasileiros e paraguaios”, disse Samek.

Ministros do Brasil e do Paraguai com Jorge Samek, presidente da Itaipu - foto Roger Meireles

Ministros do Brasil e Paraguai com Jorge Samek, presidente da Itaipu – foto Roger Meireles

Maior centro de compras do mundo

Na cerimônia de entrega da revitalização da Ponte Internacional da Amizade, o presidente do Codefoz (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social), Roni Temp, elencou os agentes públicos e integrantes das organizações sociais de Foz do Iguaçu e Ciudad del Este que empenharam-se para a realização da obra.  Temp ainda destacou integração dos órgãos da região, por meio da Câmara Técnica de Segurança do Codefoz, coordenada pelo coronel Carlos Sucha.

“A revitalização faz parte das mudanças estruturais na região. Com a união de todos, trabalhamos para competir com os maiores centros de compras do mundo”. destacou Roni Temp. O presidente do Codefoz demonstrou a relevância dos investimentos realizados na região. “Com o fortalecimento do turismo de compras, os recursos permanecem nos dois países, gerando desenvolvimento e renda”, refletiu.

Roni Tem destaca a importância da ponte para o desenvolvimento da região - foto Roger Meireles

Roni Tem destaca a importância da ponte para o desenvolvimento – foto Roger Meireles

Presente à solenidade, a presidente do Codeleste (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Ciudad del Este),  Natalia Chan apontou a importância da Ponte da Amizade. “É um ponto turístico simbólico para os visitantes. Para os moradores, a revitalização deixou a ponte mais bonita, com mais conforto e segurança”, disse. “O Codeleste e o Codefoz atuaram em toda a execução das obras”, complementou.

Novos projetos

Durante o evento, os representantes do Governo Federal receberam os projetos de duplicação da Rodovia das Cataratas e de ampliação do Aeroporto de Foz do Iguaçu. As propostas foram entregues pelos presidentes do ICVB, Altino Voltolini, do Codefoz, Roni Temp e do Fundo Iguaçu, Carlos Silva e pelo superintendente de Comunicação Social da Itaipu Binacional, Gilmar Piolla, um dos responsáveis pela  Gestão Integrada do Turismo.

Autoridades federais do Brasil e Paraguai na inauguração das obras - foto Roger Meireles

Autoridades federais do Brasil e Paraguai na inauguração das obras – foto Roger Meireles

Reivindicação

O deputado Fernando Giacobo (PR-PR) comprometeu-se em lutar pelas novas obras. “Precisamos aproveitar o momento com as autoridades para discutir formas de trazer o máximo de benfeitorias para a região”, assinalou o vice-presidente da Câmara dos Deputados. “A Itaipu está doando dois projetos importantes para o mundo que visita a região, a duplicação da rodovia das Cataratas e a obras do aeroporto. Vamos trabalhar em Brasília para viabilizar as demandas”, afirmou.

Segunda ponte

Em Foz do Iguaçu, o ministro dos Transportes, Maurício Quintella, disse que o projeto da segunda ponte de ligação entre o Brasil e o Paraguai já está contratado, restando a licença ambiental e a destinação dos recursos. “Vamos trabalhar juntamente com a bancada de deputados federais do Paraná para iniciar a obra. Esta é uma conquista emblemática para os dois países e para a economia da região”, disse o ministro.

Lideranças de Foz do Iguaçu durante a inauguração das obras - foto Roger Meireles

Lideranças de Foz do Iguaçu durante a inauguração das obras – foto Roger Meireles

O diretor-geral do DNIT, Valter Casimiro Silveira, disse que não há prazo previsto para o começo da obra da segunda ponte, mas indicou a existência de recursos e o trabalho do órgão para a obtenção da licença ambiental. “O prazo será avaliado junto ao ministro. Mas temos recursos previstos no orçamento para construir a ponte. Vamos avaliar se esse montante é suficiente ou se vai ser necessária uma complementação”, informou o Valter Silveira.

(Codefoz)

COMPARTILHAR: