
Colegiado formula plano de ação conjunta para as instituições sociais
A Câmara Técnica do Terceiro Setor do Codefoz realizou reunião ordinária, nesta segunda-feira (8), na sala de reuniões do Comtur. Representantes de organizações sociais e de instituições públicas deram continuidade à elaboração do planejamento estratégico da câmara, instrumento de gestão que norteará as ações futuras do colegiado de entidades.
Com o apoio técnico da equipe da Grande Corrente do Bem, da Força Voluntária da Itaipu Binacional, do Instituto GRPCOM e do Profoz (Núcleo Integrado de Gerenciamento de Projetos), os participantes da câmara técnica realizaram a análise SWOT, exercício que identifica as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que incidem sobre o funcionamento de uma organização. Interativa e colaborativa, a metodologia revelou pontos singulares entre as organizações.
A Câmara Técnica do Terceiro Setor é formada por instituições vinculadas às políticas públicas de assistência social, criança e adolescente, educação, saúde, emprego, entre outras. De acordo com o coordenador da câmara e diretor do Rotaract Club de Foz do Iguaçu M’Boicy, Renann Ferreira, na sequência dos trabalhos serão definidas a missão, a visão e os valores institucionais.

A intenção do grupo, segundo Ferreira, é formular um plano de ação duradouro. “Nosso objetivo é contribuir para desenvolver socialmente a cidade, construindo e dialogando com as instituições para consolidar um olhar humano sobre a cidade”, expôs o coordenador.
Profissionalização da gestão
A coordenadora do Programa Força Voluntária da Itaipu Binacional, Lilian Paparella, defendeu que a profissionalização do terceiro setor iguaçuense deve ser constante e ressaltou a importância da Câmara Técnica do Terceiro Setor para contribuir com esse processo. De acordo com Lilian, a câmara proporciona a união de forças entre as entidades.
“É um trabalho muito promissor que está começando. A Câmara Técnica do Terceiro Setor está sendo um espaço de motivação, união e participação para várias entidades da área social”, enfatizou. “Acredito que juntos vamos fortalecer as instituições e avançar na profissionalização da gestão”, complementou.
Durante a reunião, a integrante da Coart (Cooperativa de Artesanato das Regiões Oeste e Sudoeste do Paraná) Dirceia Braga destacou o trabalho continuado mantido pelas organizações. “Não somente a Coart, que tem quase 40 anos, mas várias outras entidades realizam atividades há anos, com muito a contribuir para o terceiro setor”, concluiu.

Objetivo comum
Ao longo da mediação da dinâmica com os participantes da Câmara Técnica do Terceiro Setor, o coordenador do Profoz, Nuno Maia, enfatizou que a proposta de planejamento será apresentada à plenária do Codefoz. “A construção de um objetivo comum é importante para definirmos metas conjuntas, as entregas ou produtos que serão apresentados ao fim do ano”, resumiu.
Participação
As reuniões ordinárias da Câmara Técnica do Codefoz são públicas, realizadas todas as segundas segundas-feiras de cada mês, às 16 horas. Podem participar dos encontros representantes de instituições sociais, órgãos públicos e empresas que atuem no terceiro setor ou desenvolvam ou prestem apoio a projetos sociais, ações voluntárias ou políticas públicas.
Fale com o Codefoz
Telefone: (45) 2105-8134/2105-8136
E-mail: secretaria@codefoz.org.br
Site: www.codefoz.org.br










