Notícias

Fórum Trinacional de Licenciaturas está com inscrições abertas

(Em 23 de agosto de 2016)

Reunião preparatória para o I Fórum Trinacional de Licenciaturas

O I Fórum Trinacional de Licenciaturas recebe inscrições gratuitas de participantes e trabalhos docentes. Organizado pela Câmara Técnica de Educação do Codefoz (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu), o encontro acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de setembro, no campus da Unioeste/Foz, reunindo professores, alunos, profissionais e especialistas em educação da Argentina, Brasil e Paraguai.

O fórum tem como principais objetivos debater os investimentos públicos em educação e definir estratégias que contribuam para ampliar a qualidade das licenciaturas. O evento também pretende promover o intercâmbio entre educadores da região das Três Fronteiras, estimulando a mobilização dos profissionais de diversos níveis de ensino para fortalecer as diretrizes e demandas da educação.

O coordenador da Câmara Técnica de Educação do Codefoz, Josimar Paiva Espindola, explica que a programação do I Fórum Trinacional de Licenciaturas abrangerá palestras com especialistas que são referência nacional em várias áreas da docência. Também serão apresentadas comunicações e oficinas visando a ampliar a discussão e definir propostas para o desenvolvimento das licenciaturas.

Espindola informa que a meta é constituir um canal continuado de reflexão e ação para o fomento das licenciaturas, formação que possibilita o exercício da carreira de professor no ensino de nível fundamental e médio. “A criação do Fórum de Licenciaturas resulta da necessidade de se criar uma instância permanente de discussões no âmbito da educação, especialmente nas regiões de fronteira”, reitera.

Licenciaturas na fronteira

Entre os principais palestrantes do I Fórum Trinacional de Licenciaturas, a Dra. Cleoni Maria Barboza Fernandes irá abordar o tema “Políticas de formação de professores em contextos de fronteira”. Pesquisadora do CNPq, pedagoga e doutora em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ela é professora de pós-graduação na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS).

O professor doutor Marcelo Arno Nerling debaterá a temática “Cidadania e educação”. Bacharel em direito, especialista em pedagogia universitária, mestre em instituições jurídico-políticas e doutor em direito do Estado, o docente atua nas áreas de graduação e pós-graduação na Universidade de São Paulo (USP). No ensino, pesquisa e extensão, Nerling implementa e avalia a gestão de políticas públicas.

Educação e colaboração

A atuação da Câmara Técnica de Educação assenta-se na missão estratégica do Codefoz, que estabelece como finalidade do conselho a “promoção do desenvolvimento sustentável de Foz do Iguaçu, alinhando e integrando, democraticamente, os interesses da sociedade”. Para alcançar os objetivos, o Codefoz organiza-se em plenárias e câmaras setoriais, canal de participação direta de colaboradores e da comunidade.

A Câmara Técnica de Educação do Codefoz é formada por professores, alunos e profissionais da educação que desenvolvem atividades colaborativas e voluntárias. O objetivo é contribuir para a qualificação e a valorização da atividade docente, fortalecer a interação entre instituições públicas e privadas, incentivar a participação dos egressos em atividades sociais e comunitárias e fomentar o polo educacional de Foz do Iguaçu.

I Fórum Trinacional de Licenciaturas

Inscrições: http://seminarioeduc2016.wixsite.com/unila

Informações: (45) 2105-8134 e josimar.espindola@gmail.com

COMPARTILHAR: