Notícias

Prefeita Ivone Barofaldi assume compromisso com projetos do Codefoz

(Em 11 de agosto de 2016)

Os membros da mesa diretora do Codefoz (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu) reuniram-se na terça-feira (9) com a prefeita e presidente de honra do conselho, Ivone Barofaldi. No encontro, a gestora municipal comprometeu-se com a execução dos projetos defendidos pelo colegiado de desenvolvimento econômico e social e ressaltou a importância da participação da sociedade civil organizada na definição nos programas governamentais.

reunião mesa codefoz e prefeita

Entre os principais assuntos debatidos estão a sanção da lei de publicidade e a destinação de recursos para o Fundo Municipal de Desenvolvimento Social e Econômico (FMDES). A reunião ainda tratou da criação das leis de incentivo socioeconômico e de estímulo à inovação e à produção científica, propostas amplamente debatidas nas plenárias do Codefoz e por técnicos, docentes e empreendedores iguaçuenses.

A reunião abrangeu a aprovação do Plano Diretor e da Lei de Zoneamento, Ocupação e Uso do Solo, marco legal em fase de conclusão, que orientará o desenvolvimento de Foz do Iguaçu nos próximos dez anos. Inovadora e contemporânea, essa nova legislação estabelece o planejamento e os critérios de expansão da cidade. O processo de revisão do PDM envolve o Codefoz, órgãos públicos e organizações sociais que atuam em estudos, proposições e consultas públicas.

Ivone: “Acredito que as propostas contribuem para preparar a cidade para o futuro, para que ela cresça e desenvolva-se” – Foto: Marcos Labanca

A prefeita destacou a relevância do diálogo com o Codefoz e da participação das organizações sociais na elaboração das políticas públicas para Foz do Iguaçu. “Estou comprometida e confirmo o meu apoio para os projetos do Codefoz. Acredito que as propostas contribuem para preparar a cidade para o futuro, para que ela cresça e desenvolva-se. Esses são objetivos de todos nós e vamos trabalhar para isso na administração”, afirmou.

Temp: “Conjunto de propostas proporciona planejamento, atração de investimento e incentivo para a inovação, a pesquisa e a expansão socioeconômica” – Foto: Marcos Labanca

Para o presidente do Codefoz, Roni Temp, os projetos discutidos com a prefeita trazem muitos avanços à cidade. “O conjunto de propostas proporciona planejamento, atração de investimento e incentivo para a inovação, a pesquisa e a expansão socioeconômica”, disse. “Teremos condições de prever e estruturar as iniciativas voltadas para o desenvolvimento, pois teremos as condições asseguradas na legislação”, apontou Temp.

Crescimento planejado

Os membros da mesa diretora do Codefoz e a prefeita Ivone Barofaldi também definiram a estratégia para a conclusão da revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) e da Lei de Zoneamento, Ocupação e Uso do Solo. A celeridade da tramitação é necessária para que a lei entre em vigor ainda em 2016. O Codefoz promoverá audiência pública para discutir o texto final da legislação, que seguirá posteriormente para a aprovação na Câmara dos Vereadores.

Piolla: “Estamos fomentando um ambiente econômico e de investimentos muito próspero e sustentável para a cidade” – Foto: Marcos Labanca

Para o secretário-geral do Codefoz e superintendente de Comunicação da Itaipu Binacional, Gilmar Piolla, a implementação do novo Plano Diretor e da Lei de Zoneamento refletirá no desenvolvimento futuro de Foz do Iguaçu. “Trata-se de uma oportunidade histórica para a cidade. Estamos fomentando um ambiente econômico e de investimentos muito próspero e sustentável para a cidade. Isso tudo baseado na governança e parceria entre o Codefoz e o Poder Público”, ressaltou.

Fundo de desenvolvimento

Camargo: “Será uma conquista para a cidade e também servirá de exemplo para outros municípios da região” – Foto: Marcos Labanca

O vice-presidente do Codefoz, Renato Camargo, destacou o compromisso assumido pela prefeita de incluir no orçamento os recursos que serão destinados ao Fundo de Desenvolvimento Econômico e Social. O valor será vinculado ao repasse recebido pela prefeitura na forma de royalties pagos pela Itaipu. “Será uma conquista para a cidade e também servirá de exemplo para outros municípios da região que queiram tomar medidas estruturais e de longo prazo”, disse.

Vendruscolo: “Teremos condições de buscar recursos em diversas fontes para apoio a projetos de desenvolvimento” – Foto: Marcos Labanca

O coordenador da Câmara Técnica de Infraestrutura do Programa Oeste em Desenvolvimento, Danilo Vendruscolo, enfatizou a gestão e o potencial de captação do fundo. “Teremos condições de buscar recursos em diversas fontes para apoio a projetos de desenvolvimento, a exemplo do BID, que está investindo nos três conselhos da região. E o fundo tem um funcionamento bastante transparente”, salientou.

COMPARTILHAR: