Notícias

Senado do Paraguai quer replicar experiência de integração do Codefoz

(Em 15 de agosto de 2016)

O Senado do Paraguai pretende reproduzir a experiência de participação e integração do Codefoz (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social). O senador Arnaldo Giuzzio (PDP), presidente da Comissão de Indústria, Comércio e Turismo da câmara legislativa do país vizinho, propôs a formalização de convênio para aplicar o modelo de atuação do conselho de desenvolvimento socioeconômico nos municípios paraguaios.

A proposta foi apresentada à plenária da quarta reunião ordinária do Codefoz pelo assessor parlamentar Pablo Rios, representante do senador Arnaldo Giuzzio. O objetivo da parceria, disse Rios, é compartilhar a metodologia e a forma de organização do conselho iguaçuense, que envolve diversos agentes sociais e instituições públicas em torno de propostas e ações para fomentar o crescimento econômico e a qualidade de vida da população.

Rios: “O objetivo é levar esse modelo de integração para todos os municípios paraguaios” – Foto: Marcos Labanca

“Formalizo o convite feito para a realização de convênio entre o Senado do Paraguai e o Codefoz. O objetivo é levar esse modelo de integração para todos os municípios paraguaios”, explicou o assessor da Câmara de Senadores. A mesa diretora do Codefoz irá agendar reunião de trabalho para discutir a proposta e os termos para a celebração da parceria com a instituição legislativa.

O presidente do Codefoz, Roni Temp, destacou a importância da integração e contribuição do colegiado para a formação dos conselhos socioeconômicos de Ciudad del Este (Paraguai) e Puerto Iguazú (Argentina). “O desenvolvimento deve ser integrado, por isso ajudamos a formar o Codeleste e o Codespi. É gratificante saber que esse trabalho coletivo é uma referência para uma instituição como o Senado do Paraguai”, enfatizou Temp.

Atuação legislativa e judiciária

No Senado do Paraguai, o parlamentar Arnaldo Giuzzio é autor de propostas para qualificar a gestão pública, como o projeto que proíbe o nepotismo e a lei de acesso à informação. Com carreira no Judiciário, ocupou a Unidade de Enriquecimento Ilícito, que posteriormente converteu-se na Unidade Especializada Anticorrupção. Foi responsável pela investigação do sequestro de Cecilia Cubas, ocorrido em 2004, caso de grande repercussão no Paraguai.

COMPARTILHAR: