Notícias

Codefoz é apresentado a lideranças empresariais do Paraná

(Em 26 de setembro de 2016)

A atuação do Codefoz (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu) será apresentada a lideranças empresariais paranaenses durante o Workshop Líderes Associativistas: Desenvolvimento e Competitividade Territorial, promovido pela Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná). O evento acontece nesta terça-feira, 27, em Curitiba.

Durante a programação do encontro, o presidente do Codefoz, Roni Temp, fará palestra sobre as atividades promovidas pelo conselho para estimular o desenvolvimento socioeconômico de Foz do Iguaçu e contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população. O workshop reunirá dirigentes de associações comerciais e de coordenadorias da Faciap, além de participantes do curso de formação de líderes associativistas da federação empresarial.

atuacao-do-codefoz-e-apresentada-em-evento-da-faciap-foto-marcos-labanca

O presidente Roni Temp fará a apresentação do Codefoz em Curitiba – foto: Marcos Labanca

O evento organizado pela Faciap tem como objetivo conscientizar empresários e gestores sobre a importância dos conselhos de desenvolvimento para a transformação e o crescimento dos territórios. Além da ação do Codefoz, serão compartilhadas as experiências do Programa Oeste em Desenvolvimento, por Mário César Costenaro, e do Codem (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá), por Edson Luiz Cardoso.

“É uma honra participar do evento e poder dividir a experiência do Codefoz como exemplo de conselho de desenvolvimento com lideranças de todo o Paraná, mostrando os resultados que já conquistamos neste curto espaço de tempo, desde a criação conselho em 2012”, expõe Roni Temp. “Os conselhos são importantes por serem espaços em que a sociedade pode participar diretamente do planejamento e do desenvolvimento das cidades”, conclui.

Temp explica que o Codefoz foi inspirado no modelo do Codem. Atualmente, o conselho iguaçuense contribui para a formação de colegiados em várias cidades, a exemplo do Codespi o Codeleste, conselhos de desenvolvimento de Puerto Iguazú (Argentina) e Ciudad del Este (Paraguai). “O Codefoz também incentiva e apoia várias cidades a criarem seus conselhos, como Cascavel, Medianeira, Marechal Cândido Rondon e São Miguel do Iguaçu”, exemplifica.

Desenvolvimento local e participação

O diretor institucional da Faciap, Márcio José Vieira, destaca a importância dos conselhos de desenvolvimento para o crescimento local, por serem espaços plurais que envolvem diversos setores sociais. “São órgãos que congregam a sociedade civil organizada e, por isso, têm a condição de reunir e direcionar todos os anseios e necessidades dos diferentes segmentos da comunidade”, enfatiza.

“Os conselhos trabalham na construção de soluções para a melhoria da competitividade local e territorial e contribuem com a melhoria da qualidade de vida para os cidadãos”, reflete Márcio José Vieira. Para ele, o Codefoz é uma experiência que pode ser replicada. “Com certeza, a essência do modelo do Codefoz, seus princípios, modelo de organização e soluções das demandas da sociedade organizada podem ser replicados”, avalia.

COMPARTILHAR: