Notícias

Codefoz lança campanha pelo voto consciente

(Em 24 de setembro de 2016)

o-seu-voto-e-a-sua-voz

Faça o download dos aplicativos ou use o disque denúncia eleitoral.
TRE-PR – Pardal Denúncias Eleitorais: www.goo.gl/JMeMkM
OAB-PR – Contra o Caixa 2: www.goo.gl/uoH8Js

O Codefoz (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu) lançou a campanha “O seu voto é a sua voz”, pela valorização do voto consciente e a fiscalização cidadã da eleição. O objetivo é sensibilizar o eleitor para estar atento à atuação e ao histórico dos candidatos e denunciar aqueles que pretendam comprar votos, oferecer vantagens em troca de apoio político ou cometam outras práticas consideradas crime eleitoral.

A ação reúne materiais informativos veiculados com o apoio dos órgãos de imprensa e nas redes sociais durante a reta final do processo eleitoral, momento decisivo para a escolha dos candidatos pelo eleitorado. A campanha enfatiza que a corrupção começa ainda nas eleições, por isso a importância da fiscalização e da denúncia de eventuais irregularidades cometidas pelos concorrentes a cargos públicos.

As peças de divulgação da campanha apresentam aplicativos do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), do Ministério Público e o Disque-Denúncia Eleitoral. As ferramentas permitem ao eleitor formular denúncias de maneira rápida, fácil e anônima, até mesmo a partir de um aparelho celular. A Justiça Eleitoral e os órgãos de fiscalização recebem, avaliam e julgam os procedimentos reclamados pela população.

O presidente do Codefoz, Roni Temp, defende que o voto é o principal instrumento para promover mudanças e melhorias para a coletividade. “O cidadão tem no voto a melhor forma para mudar a situação do município”, expõe. “O futuro de nossa cidade depende da escolha de candidatos que tenham condições de fazer a diferença, com capacidade e conhecimento comprovados”, afirma Temp.

As peças da campanha “O seu voto é a sua voz” foram produzidas pela equipe da Divisão de Imagem Institucional da Itaipu Binacional. Promovida pelo Codefoz, a ação tem a parceria institucional do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) e da OAB do Paraná, e o apoio dos meios de comunicação locais e regionais.

Compromisso

O secretário-geral do Codefoz e superintendente de Comunicação Social da Itaipu Binacional, Gilmar Piolla, ressalta que a escolha do prefeito, do vice-prefeito e dos vereadores é um direito individual de cada cidadão. Entretanto a decisão resultará em implicações para toda a sociedade, já que os eleitos executarão os recursos financeiros e as políticas públicas, bem como elaborarão as leis que interferirão diretamente na vida de todos.

“A campanha ‘O seu voto é a sua voz’ é um chamado a todos pelo voto consciente, sem corrupção eleitoral e com a fiscalização realizada por todos os cidadãos”, destaca Piolla. “Estamos divulgando massivamente os telefones úteis e os aplicativos da Justiça Eleitoral, na imprensa e nas redes sociais, para que toda a população saiba onde denunciar as irregularidades eleitorais”, resume.

Pesquisa básica

Uma simples consulta pela internet pode revelar muito sobre um candidato. Essa pesquisa pode ser feita por meio dos mecanismos de busca na internet, como o Google, em que o eleitor utiliza-se do termo “é investigado por”, seguido do nome do candidato, ou “denunciado por”, também seguido do nome do candidato.

A campanha “O seu voto é a sua voz” ainda estimula os eleitores a refletir sobre os problemas da cidade e optar pelo candidato que reúne condições para resolvê-los.

COMPARTILHAR: