Notícias

Codefoz realiza reunião plenária na terça-feira

(Em 10 de dezembro de 2016)

plenaria-codefoz-de-outubro-foto-marcos-labanca

Relatório do Plano Diretor de Desenvolvimento será apresentado na reunião – foto: Marcos Labanca

O Codefoz (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu) realiza a sexta reunião plenária do ano, na terça-feira, 13, às 18h30, no Hotel Bella Italia. Na pauta, a apresentação do Codefoz e do OSFI (Observatório Social de Foz do Iguaçu) à comunidade e aos vereadores eleitos para a legislatura 2017-2020 e a entrega do relatório final do PDDIS-Foz (Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado e Sustentável de Foz do Iguaçu).

A apresentação das atividades e finalidades do Codefoz e do Observatório Social será realizada pelos presidentes das duas entidades, Roni Temp e Juliano Bicicgo. Já o secretário municipal de Planejamento e Captação de Recursos, Ricardo Albuquerque, fará a explanação sobre o relatório do novo plano diretor municipal. Depois da exposição das pautas, acontecerá a palavra livre, espaço de participação direta para a comunidade dialogar e fazer propostas.

Temp explica que o objetivo da reunião é firmar com os vereadores que assumem os seus mandatos a partir de 1º de janeiro uma pauta comum, visando ao desenvolvimento de projetos que tragam melhorias para a cidade de Foz do Iguaçu e para a população. A proposta de agenda, destaca o dirigente do Codefoz, inclui a execução de ações e o fortalecimento dos mecanismos de controle e fiscalização das políticas públicas do município.

roni-temp-marcos-labanca

Temp: “Firmar com os vereadores uma pauta comum” – foto: Marcos Labanca

“O Codefoz representa as organizações da sociedade civil, e o Observatório Social cumpre o papel de fiscalização e apoio. Assim, a intenção é estreitar o diálogo com o Legislativo para a definição, aprovação e acompanhamento de projetos relevantes para a cidade”, relata Roni Temp. “A união entre a sociedade civil e os poderes constituídos é necessária para tirar Foz do Iguaçu da crise em que se encontra”, frisa o presidente do Codefoz.

O segundo ponto da pauta da reunião prevê a apresentação do relatório do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado e Sustentável (PDDIS-Foz), ferramenta de planejamento que baliza o desenvolvimento urbano, social, ambiental e econômico da cidade. A nova versão do plano diretor foi elaborada pela administração municipal, com o apoio do Codefoz, Itaipu Binacional, ACIFI, Fundo Iguaçu, universidades e outras instituições.

Como explica Temp, o projeto de atualização do plano diretor, determinado pela legislação, foi encaminhado para a Câmara de Vereadores e deverá ser uma das primeiras pautas da próxima legislatura. “Na reunião do Codefoz, teremos a entrega oficial do relatório do plano, que será votado pelos novos vereadores ano que vem. A discussão é fundamental porque o documento norteia o crescimento da cidade nos próximos dez anos”, enfatiza.

6ª Reunião Ordinária do Plenário do Codefoz

Data: terça-feira, 13 de dezembro, às 18h30
Local: Hotel Bella Italia (Av. República Argentina, 1.700, centro)
Reunião aberta para a participação da comunidade

facebook.com/codefoz e codefoz.org.br

COMPARTILHAR: