Notícias

Vereadores eleitos conhecem projetos do Codefoz e do Observatório Social

(Em 14 de dezembro de 2016)

plenaria-2

Plenária do Codefoz mobilizou comunidade e lideranças de Foz do Iguaçu – foto: Marcos Labanca

Os vereadores eleitos para a próxima legislatura e as lideranças da comunidade tiveram a oportunidade de conhecer a fundo o trabalho, a finalidade e os projetos do Codefoz (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu) e do OSFI (Observatório Social de Foz do Iguaçu). A apresentação pública das duas instituições foi realizada na reunião plenária do conselho de desenvolvimento na terça-feira, 13, no Hotel Bella Italia.

Os representantes das entidades ressaltaram os projetos defendidos pela sociedade civil para fortalecer as políticas públicas e melhorar a infraestrutura e a logística da cidade, bem como a importância da fiscalização e do controle social para a eficiente aplicação dos recursos orçamentários. A participação da população na agenda coletiva e a união entre os segmentos sociais e o poder público também foram enfatizadas no encontro.

Presidente de honra do Codefoz, a prefeita Ivone Barofaldi destacou a relevância do conselho como espaço de reunião das diversas instituições do município a favor do desenvolvimento. “O Codefoz está consolidado e fortalecido, contribuindo para a cidade em muitas áreas. Vamos apresentar o conselho para o próximo prefeito e pontuar o trabalho que vem sendo realizado para que o apoio ao órgão permaneça”, frisou.

O presidente do Codefoz, Roni Temp, fez um histórico da atuação do colegiado e elencou os principais resultados conquistados. Temp destacou a revitalização e a iluminação da Ponte Internacional da Amizade, projeto Beira Foz, revitalização do Marco das Três Fronteiras, lei do ordenamento da publicidade, plano diretor e os projetos que preveem viadutos, duplicação de avenidas, ampliação do aeroporto e melhorias do corredor turístico.

roni-temp

Temp acredita na união para desenvolver Foz do Iguaçu – foto: Marcos Labanca

“São conquistas que refletem o empenho e a participação das entidades que integram o Codefoz. Com o envolvimento de todos, conseguimos avançar”, disse Temp. “Essa apresentação visa divulgar o que temos feito e para nos colocarmos à disposição dos vereadores eleitos e da população. Acreditamos que a comunidade unida, em parceria com o Executivo e o Legislativo, vai tirar Foz do Iguaçu da situação difícil em que se encontra”, complementou.

Fiscalização e controle

O presidente do Observatório Social de Foz do Iguaçu, Juliano Bicicgo, explanou sobre o controle social exercido pelo órgão e as atividades de promoção da educação fiscal. Atuando para assegurar a eficiência na aplicação dos recursos, com o acompanhamento de licitações, em três anos o observatório garantiu economia aos cofres públicos de R$ 38 milhões, apontou.

juliano-bicicgo

Observatório garantiu economia aos cofres públicos de R$ 38 milhões em três anos – foto: Marcos Labanca

“Temos o direito constitucional de exercer o controle social das políticas públicas, e o Observatório Social é uma forma de fazer esse acompanhamento. Nossa função é analisar as licitações, notificar e oficiar o gestor público. Se for necessário, encaminhamos denúncia aos órgãos competentes”, enfatizou Bicicgo. “Nosso viés principal é o da fiscalização, que também é o papel dos vereadores, por isso a importância da presença dos futuros legisladores neste encontro”, concluiu.

Crescimento ordenado

O secretário municipal de Planejamento e Captação de Recursos, Ricardo Albuquerque, entregou oficialmente o relatório do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado e Sustentável (PDDIS-Foz) ao presidente do Codefoz. Albuquerque salientou a participação do conselho na elaboração da nova versão do plano diretor e das instituições como a Itaipu Binacional, ACIFI, Fundo Iguaçu, universidades e Arup, consultora especializada em projetos urbanos.

Reunido em três volumes, o plano ordena o desenvolvimento urbano, social, ambiental e econômico da cidade para os próximos dez anos. “Para onde vai crescer a cidade? Buscamos responder a essa indagação durante a elaboração do plano diretor”, explicou Albuquerque. “Entregamos a versão do PDDIS para o Codefoz por ele ser uma caixa de ressonância da sociedade. As pessoas podem procurar o conselho para conhecer e pesquisar sobre plano diretor”, afirmou.

plenaria

ricardo-albuquerque-a-dir-entrega-plano-diretor-a-roni-temp

plenaria-1

COMPARTILHAR: