Notícias

Plenária aprova participação do Codefoz na campanha “Basta de Vergonha”

(Em 17 de março de 2017)

campanha-pela-moralizacao-da-politica-de-foz-do-iguacu-foto-roger-meireles (1)

Iniciativa da sociedade civil defende a moralização e a ética na política – foto: Roger Meireles

Os integrantes do plenário do Codefoz (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social) aprovaram a participação do órgão na campanha “Basta de Vergonha”, iniciativa que pede a moralização da política em Foz do Iguaçu. A aprovação foi por unanimidade durante a reunião ordinária do conselho, realizada dia 15 de março.

A campanha é desenvolvida pela ACIFI (Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu), OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e Observatório Social. A mobilização defende a apuração e a punição de ocupantes de cargos públicos acusados de praticar irregularidades no exercício de seus mandatos, redução de gastos no Legislativo e efetivação de mecanismos de fiscalização.

De acordo com o presidente do Codefoz, Roni Temp, a aprovação da participação na campanha “Basta de Vergonha” oficializa o envolvimento das entidades que compõem o conselho e já atuam no movimento. A iniciativa da sociedade civil organizada em defesa da ética abrange ações de esclarecimento e conscientização em empresas, instituições de ensino e espaços públicos.

Roni Temp – Propostas para uma gestão qualificada e participativa - foto Marcos Labanca

Temp: entidades que compõem o conselho atuam no movimento – foto: Marcos Labanca

Temp ressalta que a campanha “Basta de Vergonha” é importante por combater a impunidade e a corrupção e exigir mais eficiência e transparência por parte dos representantes públicos. “É uma ação da cidade e que interessa a todos. A moralização da política é indispensável para o desenvolvimento de Foz do Iguaçu”, destaca.

Os seis concorrentes ao cargo de prefeito de Foz do Iguaçu manifestaram apoio à campanha pela moralidade e ética na política. Os candidatos Chico Brasileiro (PSD), Irineu Ribeiro (PV), Marcelino e Freitas (PT), Marcos Jahnke (PTN), Osli Machado (PPS) e Phelipe Mansur (Rede) comprometeram-se com as reivindicações da sociedade civil organizada.

Basta de vergonha

A campanha pede a abertura de comissão processante para a apuração da quebra de decoro parlamentar dos vereadores eleitos e suplentes denunciados na Operação Pecúlio, processo de investigação da PF (Polícia Federal) e MPF (Ministério Público Federal). Também reivindica a redução para dois assessores legislativos por gabinete com salários de até 50% da remuneração do vereador.

A campanha “Basta de Vergonha” também requer a prestação mensal de contas das atividades de fiscalização dos gastos públicos e a criação de mecanismos legais e efetivos para assegurar a transparência da gestão pública municipal. O material informativo pode ser baixado por meio do link www.acifi.org.br/bastadevergonha.

COMPARTILHAR: