Nota pública em defesa da UNILA

(Em 17 de julho de 2017)

O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu – CODEFOZ, ao tomar conhecimento da Emenda Aditiva, de autoria do deputado federal Sérgio Souza (PMDB/PR), à Medida Provisória nº 785/2017, que tem como propósito converter a UNILA em Universidade Federal do Oeste do Paraná (UFOPR), vem a público manifestar sua posição em defesa da UNILA.

A UNILA vem contribuindo sobremaneira com o desenvolvimento econômico e social de Foz do Iguaçu e da região, além de sua contribuição na promoção da cooperação entre os povos, através da educação. Um projeto de tamanha envergadura e importância não pode ser objeto de uma alteração unilateral, sem diálogo com a sociedade, em total desrespeito à comunidade iguaçuense, aos técnicos, docentes e acadêmicos da UNILA.

O CODEFOZ se posiciona contra esta tentativa de alteração na Lei de criação da UNILA, defende a manutenção de sua autonomia e reivindica veementemente das autoridades competentes a instalação de diálogo prévio a qualquer mudança estrutural que venha a ser proposta.

O CODEFOZ também se coloca à disposição para convocar as entidades do poder público e da sociedade civil organizada da cidade e da região para ampliar o debate sobre os rumos da UNILA, e assim contribuir para uma maior e melhor integração da Universidade da Integração Latino-Americana com a comunidade iguaçuense.
Foz do Iguaçu, 17 de Julho de 2017

Roni Carlos Temp