Notícias

Prefeito reafirma ao Codefoz agenda para o desenvolvimento

(Em 6 de julho de 2017)

O prefeito Chico Brasileiro reafirmou compromisso como Codefoz pelo desenvolvimento - foto Marcos LabancaDurante a sessão plenária do Codefoz (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu), nesta quarta-feira (5), o prefeito Chico Brasileiro (PSD) reafirmou o compromisso de trabalhar em parceria com o órgão para a retomada do crescimento da cidade. Foi a primeira reunião do gestor municipal como presidente de honra do conselho.

Além dos membros do colegiado e do prefeito, participaram do encontro o vice-prefeito Nilton Bobato (PCdoB), representantes da Itaipu Binacional, secretários municipais, vereadores e diretores de universidades. Na reunião, foram apresentados os trabalhos da Comissão Técnica de Saúde do Codefoz e as ações para os cem dias de governo nas áreas de turismo e desenvolvimento socioeconômico.

À plenária de instituições sociais, Chico Brasileiro disse que Foz do Iguaçu vive um ambiente positivo, de otimismo e convergência de forças para a retomada do crescimento. “É um momento de unidade pela cidade, e o Codefoz é muito importante nesse processo. Juntos, estamos trabalhando pela recuperação contínua, permanente e duradoura”, frisou.

O presidente do Codefoz, Roni Temp, citou as propostas do órgão adotadas pela administração municipal e destacou o papel do conselho na formulação de políticas públicas. “A comunidade elegeu o Codefoz como espaço de discussão sobre os temas de interesse da cidade. É um órgão que está consolidado e tem muito a contribuir para a melhoria da gestão”, apontou.

Crescimento

O secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla, explicou aos participantes da reunião plenária as principais ações do governo municipal para o turismo e desenvolvimento nos cem primeiros dias de mandato. O gestor disse que a meta é desobstruir o crescimento ao lembrar que Foz do Iguaçu cresceu nos últimos anos abaixo da média dos demais municípios paranaenses.

O secretário municipal Gilmar Piolla apresentou projetos para o turismo e o desenvolvimento socioeconômico - foto Marcos LabancaDe acordo com Piolla, as primeiras ações visam a desburocratizar, informatizar e modernizar serviços ofertados pela prefeitura, instituir um novo marco legal para incentivar empresas e atrair novos negócios e buscar investimentos para obras de infraestrutura. “As primeiras medidas são para destravar o crescimento e fazer Foz do Iguaçu avançar”, enfatizou.

Saúde

Os integrantes da Câmara Técnica de Saúde do Codefoz apresentaram os resultados da oficina de análise e definição de ações, destacando projetos prioritários para as áreas de urgência e emergência, média e alta complexidade e atenção básica. As propostas farão parte de uma resolução a ser encaminhada para o governo e ao Conselho de Saúde.

O representante da mesa diretora da Câmara Técnica de Saúde, Alexandre Kraemer, explicou que estão sendo enfatizados sete projetos prioritários que abrangem áreas de gestão, atendimento e financiamento. “É a nossa visão do que fazer na área de saúde, mas as propostas deverão ser discutidas e complementadas pela gestão municipal e o Conselho Municipal de Saúde”, disse.

Palavra livre

Encerrada a pauta da sessão plenária do Codefoz, os participantes da reunião apresentaram propostas para a mesa diretora em várias áreas. Foi aprovada uma moção de apoio ao novo reitor da Unila, Gustavo Vieira, indicação para a articulação entre as universidades de Foz com as instituições das Três Fronteiras e proposta para ampliar a integração cultural entre os países da região.

COMPARTILHAR: