Notícias

Codefoz entrega ao prefeito deliberações sobre lojas francas

(Em 10 de agosto de 2018)

Presidente do Codefoz, Mario Camargo entregou ao prefeito Chico Brasileiro as deliberações sobre lojas francas. Foto AMN

A instalação de lojas francas na cidade teve um dos capítulos mais importantes na manhã desta sexta-feira. O presidente do Codefoz, Mario Camargo, repassou oficialmente ao prefeito Chico Brasileiro as deliberações da ACIFI e do Sindilojas após uma série de reuniões, discussões e seminários acerca do tema. O documento com a posição final das três entidades deve colaborar na edição do decreto municipal permitindo o funcionamento de free shops.

O próximo passo do Codefoz será prestar uma assessoria, em conjunto com o Sebrae, para os empresários interessados na abertura desses centros comerciais. “Pretendo ir aos bairros, com a colaboração dos vereadores que os representam, para esclarecer ao empresariado o que pode ocorrer”, informou Mario.

Sobre o decreto do Executivo regulamentando a instalação das lojas francas, o presidente do Codefoz espera que contenha as sugestões da ACIFI e do Sindilojas. “Acredito que o prefeito vá considerar as reivindicações dessas entidades, embora tenha a total liberdade de incluir ou excluir itens. A expectativa maior é que mantenha a espinha dorsal, que é o horário de funcionamento das 8h às 22h e a localização das lojas em toda a cidade”, afirmou.

Pioneirismo

Foz do Iguaçu será a primeira das 32 cidades gêmeas de fronteira terrestre a regulamentar o funcionamento de free shops após a emissão da Instrução Normativa nº 1.799 da Receita Federal, de março de 2018, que trata sobre a possibilidade de abertura das lojas francas em alguns municípios brasileiros.

“Foz é a maior e a primeira cidade a autorizar a implantação das lojas francas. As outras estão aguardando nossa experiência. O importante é que cumprimos todo um processo fundamental até chegar à deliberação final. A partir de agora nossa atenção será no que pode ocorrer, para que não haja um desequilíbrio na economia, porque pode haver um conflito entre o comércio já estabelecido e as free shops em razão da possibilidade de elas venderem mercadorias nacionais”, alertou Mario.

O decreto

De acordo com o prefeito Chico Brasileiro, uma vez recebido o documento do Codefoz, será realizada uma reunião com a equipe técnica da prefeitura que acompanhou as discussões sobre o assunto desde o início. Brasileiro confirmou a publicação do decreto na próxima semana.

“O decreto vai mostrar aos investidores que Foz será vanguarda nessa área das lojas francas. A contribuição das entidades locais foi muito positiva, trazendo elementos para embasar nossa decisão. Não podemos perder uma oportunidade como essa e vamos dar o apoio ao empresariado local e de fora. Se for necessário, posteriormente podemos fazer correções, pois seremos um laboratório dessa experiência”, declarou o prefeito.

COMPARTILHAR: