Notícias

João Arruda assina documento com as prioridades para Foz

(Em 4 de outubro de 2018)

Foto: Marcos Labanca

O candidato ao governo do Paraná João Arruda (MDB) assinou a carta-compromisso do Codefoz (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social) nessa quarta-feira, 3. Com ênfase na infraestrutura e logística, o documento reúne as prioridades para o desenvolvimento de Foz do Iguaçu.

Arruda foi recebido pelo presidente do Codefoz, Mario Camargo, e pelo secretário-geral da entidade e secretário municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla, que representou o prefeito Chico Brasileiro (PSD). O gestor municipal é o presidente de honra do conselho.

O candidato ao governo do Paraná ouviu a apresentação das 13 reivindicações que integram a carta do Codefoz. O conjunto de investimentos e de projetos é decisivo para o crescimento integrado de Foz do Iguaçu e da região trinacional.

“A economia de Foz do Iguaçu está se desenvolvendo, estimulada principalmente pelo crescimento do turismo”, explicou Mario Camargo. “Portanto, os investimentos em infraestrutura e logística são indispensáveis para mantermos essa projeção”, complementou.

Foto: Marcos Labanca

O presidente do Codefoz destacou a necessidade das grandes obras elencadas no documento, como a segunda ponte com o Paraguai, a Perimetral Leste e a duplicação da Avenida das Cataratas. “É para melhorar a mobilidade urbana, medida necessária para os fluxos de negócios e o bom atendimento aos turistas”, ponderou Mario Camargo.

Crescimento do turismo 

O secretário-geral do Codefoz, Gilmar Piolla, enfatizou que muitas reivindicações são relevantes para a população da Região Oeste. Ele citou como exemplo a duplicação da BR-277, a redefinição dos pedágios e das concessões de rodovias e a garantia de recursos para o Hospital Municipal Padre Germano Lauck.

Piolla reforçou que as pautas prioritárias de Foz do Iguaçu irão contribuir para a expansão do turismo. “Em dez anos, agregamos um milhão de novos turistas ao destino. Temos uma meta de crescimento da visitação para os próximos cinco anos, mas são necessários investimentos do governo do Paraná”, frisou.

Infraestrutura, educação e empregos

O candidato João Arruda lembrou que a construção da segunda ponte com o Paraguai já foi aprovada pelos ministérios da área e pelo presidente Michel Temer (MDB). “Na próxima semana me reunirei com o ministro Moreira Franco para dar andamento ao processo. Já temos a aprovação e os recursos”, afirmou.

Foto: Marcos Labanca

Arruda disse que a primeira decisão como gestor, caso seja eleito, será revogar a lei que autoriza o uso pelo governo dos recursos do fundo previdenciário dos servidores estaduais. Comprometeu-se em investir na educação, fortalecer as universidades estaduais, como a Unioeste, e buscar uma solução definitiva para o Hospital Municipal de Foz do Iguaçu.

O concorrente ao Palácio Iguaçu ressaltou que irá apoiar as empresas do Paraná para fomentar o desenvolvimento e gerar empregos. “Trocaremos impostos por empregos”, apontou. Ele sugeriu uma política fiscal para o estado crescer: “A arrecadação aumenta quando todos pagam menos”.

Segundo Arruda, ele discutirá com a sociedade um novo modelo de concessão dos pedágios. “Aprovamos no Congresso Nacional uma lei que proíbe a prorrogação dos contratos atuais”, enfatizou. O candidato disse ainda que firmará parcerias com a cidade. “Serei um governador parceiro de Foz do Iguaçu, sempre buscando o diálogo e o entendimento”, concluiu.

Participação

Durante a reunião para a assinatura da carta-compromisso do Codefoz, João Arruda foi acompanhado do vice-prefeito e candidato a deputado estadual Nilton Bobato (PCdoB) e dos candidatos a senador Nelton Friedrich (PDT) e a deputado federal Samuel Gomes (PDT). Também compareceram integrantes de partidos aliados ao MDB e assessores.

COMPARTILHAR: