Notícias

Porto Seco da alfândega de Foz amplia sua área em 13 mil metros quadrados

(Em 20 de novembro de 2018)

Foto: divulgação

Numa área de aproximadamente 150 mil m², o Porto Seco de Foz do Iguaçu possui capacidade nominal de cerca de 710 vagas de pátio, as quais são destinadas para caminhões que carregam cargas do comércio exterior brasileiro.

Em que pesem os ganhos de eficiência inerentes às mudanças de tecnologia e desburocratização de processos, a operação cresceu tanto que o pátio atual não se mostrava suficiente para absorver toda a operação, gerando filas de espera na entrada de veículos de exportação.

Inegavelmente, todo o tempo em que um caminhão fica parado nessa fila gera um prejuízo aos operadores, impacto no chamado “custo Brasil”.

Para mitigar esse prejuízo, a Receita Federal, em parceria com a Multilog, anuncia o aumento do pátio da estação com o acréscimo de uma área de aproximadamente 13 mil m².

Tal área era utilizada como parte do pátio de custódia de veículos apreendidos da Receita Federal e agora será usada para a operação do porto. Com o acréscimo dessa área, o recinto passará da capacidade atual de 710 para 810 vagas.

Os principais benefícios de tal projeto residem, principalmente, no fortalecimento do comércio exterior brasileiro, com benefícios principalmente para a exportação brasileira, a qual sofria maiores impactos gerados pelo problema estrutural.

Ademais, com o aumento da área, a Receita Federal terá mais capacidade para apoiar os recentes projetos que impõem desafios à operação, como a obra de construção do viaduto da Costa e Silva, por exemplo.

No curto prazo, com a entrega desse e de outros projetos, a expectativa é a de que o recinto opere, em regra, sem filas de entrada, o que tende a aumentar em muito a competitividade das exportações conduzidas pela estação.

(Assessoria Receita Federal)

COMPARTILHAR: