Notícias

Receita Federal faz homenagem a dirigentes do Codefoz

(Em 21 de novembro de 2018)

Foto: Marcos Labanca

Em solenidade nessa terça-feira, 20, a Receita Federal celebrou seus 50 anos e a consolidação da unidade de Foz do Iguaçu como alfândega com homenagens a pessoas que contribuíram para a trajetória do órgão. Lideranças da sociedade civil, gestores e servidores receberam medalha comemorativa.

O presidente do Codefoz (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social), Mario Camargo, e o membro do Conselho Consultivo e primeiro presidente da entidade, Danilo Vendruscolo, receberam o reconhecimento pela parceria e o trabalho em conjunto com a Receita Federal.

O empresário e conselheiro da ACIFI Fábio do Prado, o juiz federal Rony Ferreira e o procurador da República Alexandre Porciúncula também receberam a honraria. Ex-delegado da unidade em Foz, Mauro de Brito foi reconhecido pelo trabalho de erradicação dos comboios de ônibus de contrabando, que atuaram na fronteira entre 1995 e 2004.

Para Mario Camargo, a parceria das instituições representativas da sociedade civil com a Receita Federal foi decisiva no combate ao contrabando e no fim dos comboios de ônibus. Como efeito, Foz do Iguaçu fortaleceu a vocação turística e expandiu o comércio internacional.

Foto: Marcos Labanca

“A prática dos comboios de ônibus de contrabando e muamba era prejudicial para a cidade”, relembrou Camargo. “Compramos essa briga junto com a Receita Federal, e hoje Foz tem muitos investimentos, reduziu a criminalidade e se tornou uma cidade turística de fato”, enfatizou.

Conquistas coletivas

A fase em que a cidade decidiu eliminar os comboios de contrabando coincidiu com outras conquistas, destacou Danilo Vendruscolo. A mobilização e a união de vários setores possibilitaram a construção de novas aduanas no Brasil e no Paraguai, e a revitalização da Ponte Internacional da Amizade e grandes projetos foram pautados, recordou.

Foto: Marcos Labanca

“Podemos definir claramente o que aconteceu de 2001 para cá. Foi o posicionamento do Estado, que passou a combater de frente o contrabando que sangrava a economia”, ressaltou Vendruscolo. “Hoje podemos comemorar esse resultado, pois trilhamos o caminho certo”, completou.

O delegado da Alfândega da Receita Federal Rafael Dolzan evidenciou as parcerias no trabalho que mudou o panorama socioeconômico da fronteira. “Tínhamos uma sociedade dependente do contrabando, altos índices de violência entre os jovens e uma série de outros problemas”, elencou.

Foto: Marcos Labanca

“Hoje temos uma cidade com progresso e que quer crescer cada vez mais apostando no turismo e no comércio exterior”, salientou Dolzan. “O Codefoz tem uma importância fundamental por ser a ponte de diálogo entre as instituições públicas e a sociedade iguaçuense”, disse.

Pedido de desculpas

Durante o evento, o prefeito Chico Brasileiro (PSD) afirmou que Foz do Iguaçu venceu o contrabando e fez uma referência direta ao trabalho do ex-delegado. “Nossa cidade deve muito a Mauro de Brito pela sua perspicácia de enfrentar as piores adversidades no combate ao ilícito”, frisou.

“Em nome do município, peço desculpas a Mauro de Brito, que na época foi atacado por enfrentar o contrabando”, enfatizou Brasileiro. “Hoje somos uma cidade progressista, que cresce com desenvolvimento sustentável, por isso devemos muito à Receita Federal”, apontou.

Emocionado com a homenagem e o reconhecimento do município de Foz do Iguaçu pelo seu trabalho à frente da delegacia, Mauro de Brito valorizou o papel institucional desempenhado pela Receita Federal. “O Estado não podia ser subjugado pelos comboios de ônibus de muamba”, lembrou.

Foto: Marcos Labanca

“Foz gerava uma centena de empregos no contrabando e perdia milhares de postos de trabalho na indústria, comércio e turismo”, observou Brito. “O trabalho que fizemos foi para a sociedade local visualizar um novo modelo econômico para o município”, ponderou.

Durante as homenagens, foi destacado o comando do superintendente da 9ª Regional da Receita Federal, Luiz Bernardi, no cargo desde 2001. No evento, também foi confirmada a notícia de que Jorge Rachid, secretário nacional da instituição e servidor de carreira, integrará o governo do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL).

Histórico

A Receita Federal do Brasil foi criada em 20 de novembro de 1968. A atuação do órgão na cidade é anterior à criação oficial do município e remonta ao ano de 1905, sob a forma de mesa de rendas. Em 2018, a delegacia foi elevada à condição de alfândega, status obtido por somente outras duas unidades em todo o país.

Foto: Marcos Labanca

Assista aos depoimentos.

Homenagem

Homenageados na última terça-feira pela Receita Federal, o presidente do Codefoz, Mario Camargo, o ex-presidente do Codefoz, Danilo Vendruscolo, e o pró-reitor do Centro Universitário UDC, Fábio Prado, falam sobre o trabalho realizado em prol da cidade e sobre a medalha recebida. Rafael Dolzan e Mauro de Brito, delegado e ex-delegado da RF em Foz, respectivamente, também dão seus depoimentos. Assista!Saiba mais: https://bit.ly/2DDe79U

Publicado por Codefoz – Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu em Quinta-feira, 22 de novembro de 2018

COMPARTILHAR: