Notícias

Um ano de desafios e conquistas

(Em 26 de dezembro de 2018)

Mario Camargo é presidente do Codefoz – foto: Kiko Sierich

O ano chega ao fim. É a hora do balanço. Desafiador, transformador e repleto de conquistas. Assim olhamos para 2018 em seus últimos dias, desfazendo previsões, superando resultados e, principalmente, sinalizando um período ainda mais generoso.

Para o Codefoz, é tempo de comemorar a superação de alguns entraves. Definimos o marco legal, no âmbito do município, para a implantação das tão sonhadas lojas francas de fronteira, um salto para a economia e a atração de novos turistas para a nossa cidade.

Com diálogo e ampla participação de todos os segmentos diretamente envolvidos no comércio e turismo, criamos regras para que Foz do Iguaçu aproveite esse novo modelo de negócios com salvaguardas para preservar as empresas já constituídas e geradoras de emprego e renda.

Avançamos em estudos, debates e encaminhamentos com o poder público e a iniciativa privada para o aproveitamento do potencial hidroviário da região. O projeto é utilizar os rios, a partir do Porto Meira, para o transporte de cargas leves, retirando parte do fluxo de veículos da Ponte Internacional da Amizade e barateando o custo dessa logística.

Fomos ouvidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e hoje os produtos agropecuários com origem do Paraguai obedecem a regras facilitadas para o ingresso no Brasil por Foz do Iguaçu. Com a desburocratização, foi dispensada a exigência do Certificado Fitossanitário para importações nas chamadas Áreas de Controle Integrado (ACI).

Dois pleitos antigos do Codefoz na área de infraestrutura e logística estão tornando-se realidade: o viaduto da Avenida Costa e Silva com a BR-277 e as obras de revitalização, modernização e ampliação do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu Cataratas. São vitórias de todos nós.

A construção da segunda ponte internacional ligando o Brasil ao Paraguai, nas cidades de Foz do Iguaçu e Puerto Franco, recebeu autorização dos dois presidentes para ser financiada pela Itaipu Binacional. Com isso, a Avenida Perimetral Leste também sairá do papel. Essas reivindicações foram encampadas pelo Codefoz desde a sua criação.

No plano político institucional, chamamos os candidatos aos governos do Paraná e do Brasil à mesa de diálogo e colhemos deles o compromisso assinado com as pautas prioritárias para desenvolvimento de Foz do Iguaçu e da região. O trabalho agora é monitorar a execução das metas.

Nas eleições, Foz do Iguaçu emplacou dois novos representantes. Eleitos respectivamente deputados federal e estadual, Vermelho e Soldado Fruet se somarão ao reeleito Giacobo (federal) para lutar por recursos e projetos para a nossa cidade e a nossa gente. E mais: serão a nossa voz junto aos governos.

Um novo governo assumirá a gestão do país a partir do dia 1º de janeiro. Ele é credor da esperança do povo brasileiro por dias melhores. Esperamos do presidente e de sua equipe o combate implacável à corrupção, a modernização do país e as reformas tão necessárias para promover o crescimento econômico e a justiça social no Brasil.

COMPARTILHAR: