Notícias

Trade turístico e comunidades encerram pré-conferências

(Em 22 de agosto de 2019)

Foto: Marcos Labanca

Com eventos destinados ao trade, comunidades e trabalhadores, a Secretaria Municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos conclui o ciclo de pré-conferências setorizadas. Os encontros são preparatórios à 3ª Conferência Municipal de Turismo, em setembro.

Nesta sexta-feira, 23, às 18h30, a pré-conferência é dirigida a representantes de entidades, lideranças setoriais e profissionais do turismo. Sábado, 24, às 13h30, as comunidades e trabalhadores de diversos segmentos participam do encontro. Os eventos são na Fundação Cultural.

Para o secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla, as pré-conferências promovem discussões aprofundadas sobre o turismo, entre diferentes públicos. As propostas, explica, nortearão um plano estratégico para o setor, a vigorar na próxima década.

Foto: Marcos Labanca

“São debates que vão além do turismo e abordam a cidade como um todo, em áreas como infraestrutura, mobilidade, segurança, cultura, sustentabilidade, urbanismo, entre outras”, acentuou. “Os cinco eixos das pré-conferências permitem pensarmos grande. Estamos lançando as ideias que vamos perseguir nos dez anos que virão”, apontou Piolla.

Foz do Iguaçu do futuro

Integrantes de organizações da sociedade civil organizada participaram de pré-conferência setorizada nessa quarta-feira, 21. Os debates tiveram como foco propostas para o desenvolvimento integral de Foz do Iguaçu, a partir de proposições estruturantes.

Presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codefoz), Mario Camargo afirmou que a discussão em torno do futuro do turismo acontece em um contexto favorável. Ele referiu-se às grandes obras de infraestrutura em execução ou programadas.

Foto: Marcos Labanca

“O momento é muito oportuno para esse planejamento. Foz do Iguaçu passará por uma grande transformação com a Ponte da Integração, a Perimetral Leste, a ampliação do aeroporto e outras obras. Estamos constituindo um ambiente muito propício para o turismo”, frisou.

A responsável pelo Setor de Uso Público do Parque Nacional do Iguaçu, Cibele Amato, destacou a diversidade de visões presentes nos debates da pré-conferência de turismo. Ela mencionou o planejamento em torno do Plano Municipal de Turismo.

Foto: Marcos Labanca

“Se imaginarmos o plano como um prisma, quanto mais visões diferentes a gente tiver, mais rico ele vai ficar. Por isso a participação de diversos setores nesse debate resulta em diferentes visões que enriquecem essa diretriz de planejamento para o turismo”, expôs Cibele.

Para a presidente da ONG Esportiva Meninos das Cataratas, Cidineia Rojas, a pré-conferência possibilitou interação e troca de experiências entre segmentos de várias áreas. Sua entidade mantém projetos sociais em regiões populares do município.

Foto: Marcos Labanca

“Nosso desafio é termos um grande destino turístico e desenvolvimento da nossa base, do social”, defendeu. “Projetos a jovens e comunidades, por exemplo, ajudam a construir uma cidade melhor, cidadã, e as pessoas têm condições de aproveitar mais as oportunidades geradas pelo turismo”, disse.

Realização

As pré-conferências e a conferência são realizadas pela Prefeitura de Foz do Iguaçu, por meio da Secretaria de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, em parceria com o Conselho Municipal de Turismo. Participam da mobilização o Fundo Iguaçu, Visit Iguassu, universidades e outras instituições da Gestão Integrada do Turismo.

Pré-conferências de turismo

Entidades, lideranças setoriais e profissionais do turismo

Data: 23 de agosto (sexta-feira), às 18h30

Comunidades e trabalhadores

Data: 24 de agosto (sábado), às 13h30

Local: Fundação Cultural (Rua Benjamin Constant, 62, centro)

Inscrições: www.pmfi.pr.gov.br ou https://bit.ly/2SHDHjN

(Grampo Comunicação)

COMPARTILHAR: