Notícias

Acelera Foz discute protocolos para a retomada econômica na fronteira

(Em 6 de junho de 2020)

Medidas serão apresentadas a representantes do setor empresarial, sociedade civil e poder público de Ciudad del Este.

Coordenação Estratégica do Acelera Foz

A reativação econômica da região das Três Fronteiras foi pauta de reunião da Coordenação Estratégica do Programa Acelera Foz, sexta-feira (5), na sede da Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (ACIFI). Foram discutidos protocolos para permitir a circulação segura de pessoas e veículos pela Ponte Internacional da Amizade, na fronteira do Brasil com o Paraguai.

O documento, que propõe regras a vigorar com a reabertura da ponte, será apresentado a autoridades e lideranças empresariais e da sociedade civil de Ciudad del Este. O texto final deverá ser aprovado em reunião do Comitê Internacional de Crise de Fronteira, grupo binacional que discute as demandas da região durante a pandemia.

Presidente da ACIFI, Faisal Ismail explicou que a diretriz prevê a reabertura paulatina da Ponte Internacional da Amizade, seguindo etapas. O estudo contextualiza a incidência da covid-19 e diferencia a realidade de Foz do Iguaçu, mais favorável em relação a outras cidades e regiões do país.

“São estabelecidos requisitos relacionados à saúde para a reabertura gradual e segura da Ponte da Amizade, que poderá ocorrer aos poucos, em fases”, ressaltou Faisal. “Estamos ainda prevendo investimentos e medidas conjuntas para Foz e Ciudad del Este, como a ampliação da oferta de testes e atendimentos”, expôs.

Protocolo será debatido com lideranças de Ciudad del Este

 

Conforme o presidente da ACIFI, a Câmara Técnica de Saúde do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu (Codefoz) elaborou o estudo técnico que embasa o documento. “Depois de discutidos e aprovados pelas duas cidades, esses protocolos serão entregues para os governos nacionais do Brasil e do Paraguai”, sublinhou Faisal Ismail.

O fechamento da Ponte da Amizade, medida de prevenção à proliferação da covid-19, está perto de completar três meses. Com isso, a fronteira sofre consequências econômicas e sociais agudas, principalmente nas atividades comerciais e turísticas, resultando em desemprego e encerramento de empresas.

Conforme o presidente do Visit Iguassu, Felipe Gonzalez, o trade turístico entende que a liberação da circulação na Ponte Internacional da Amizade poderia ocorrer após a retomada do turismo iguaçuense, com a reabertura de resorts e atrativos. Como justificativa, ele cita medidas de segurança adotadas para os visitantes e a população.

“Foz está tendo todo o cuidado para fazer o monitoramento de pessoas nos acessos e entradas da cidade, na rede hoteleira e nos atrativos”, frisou Felipe. “Esse é o contexto que precisamos estabelecer entre as cidades fronteiriças. Se uma pessoa está segura e saudável para nos visitar, poderá também ir para Ciudad del Este, isso sem restrição para morador da fronteira ou turista”, defendeu.

Live Solidária

Detalhes finais da Live Solidária foram apresentados durante a reunião

A superintendente de Comunicação Social e chefe da Assessoria de Turismo da Itaipu Binacional,
Patrícia Iunovich, apresentou à Coordenação Estratégica do Programa Acelera Foz a programação e os preparativos finais da Live Solidária, a ser transmitida nesta quarta-feira, 10, às 17h30. No aniversário do município, a ação marcará a reativação do turismo.

“Esse evento é um trabalho pelo turismo e pela cidade de Foz do Iguaçu. Reúne parceiros do Programa Acelera Foz e do trade turístico”, destacou. “O cantor escolhido para esse evento especial é Gabriel Smaniotto, iguaçuense que tem uma linda história de superação, que serve de inspiração para o nosso turismo”, enfatizou Patrícia.

A live será transmitida pelo canal da Itaipu no YouTube e replicada nas redes das entidades parceiras. No show on-line, a comunidade será incentivada a fazer doação em dinheiro, que ajudará trabalhadores do turismo que tiveram suas atividades afetadas com a pandemia. A Itaipu fará a doação inicial de R$ 50 mil.

Salto para o futuro

Parte do plano de retomada econômica da cidade, o Acelera Foz tem a coordenação estratégica do Codefoz, Itaipu Binacional, Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Prefeitura de Foz do Iguaçu, Sebrae, Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), ACIFI e Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

(Programa Acelera Foz)

COMPARTILHAR: