Notícias

Retomada do desenvolvimento de Foz do Iguaçu será prioridade do Codefoz

(Em 9 de junho de 2020)

Nova diretoria vai fortalecer a união da sociedade civil com o poder público em torno do Programa Acelera Foz.

Com o desafio de unir a sociedade civil organizada e o poder público em torno da retomada do crescimento do município, o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu (Codefoz) elegeu nova mesa diretora nessa segunda-feira, 8. Devido às regras de distanciamento social, a plenária foi on-line.

Eleita por aclamação, a diretoria do conselho é composta por Mario Camargo, reeleito presidente e indicado pela ACIFI; Felipe Gonzalez, vice-presidente e representante do setor turístico; e coronel José Ricardo Áureo, secretário da mesa diretora, indicação da Itaipu Binacional. Os dirigentes exercerão mandato, de forma voluntária e não remunerada, por um ano.

Na assembleia virtual, também foram empossados os integrantes das mesas diretoras de duas instâncias técnicas do Codefoz. O delegado da Polícia Federal em Foz do Iguaçu Mozart Fuchs passou a presidir a Câmara Técnica (CT) de Segurança Pública e o médico Valter Teixeira assumiu a presidência da CT de Saúde.

Para Mario Camargo, o desafio do Codefoz é aglutinar a sociedade civil e o poder público em torno do Acelera Foz, programa de retomada econômica que propõe a transformação da realidade do município. Para ele, a cidade está reinventando-se e sairá fortalecida da crise atual causada pela pandemia de covid-19.

“Vamos contar muito com as instituições iguaçuenses, pois a nossa responsabilidade é aglutinar todas as forças em torno do Acelera Foz para transformarmos a cidade”, disse. “Com muito trabalho, construiremos uma Foz ainda mais próspera, com oportunidades, emprego e renda para a população”, frisou Mario.

Momento de união

Integrantes do Codefoz participaram de assembleia on-line

Presidente de honra do Codefoz, o prefeito Chico Brasileiro (PSD) destacou a contribuição do conselho para o desenvolvimento de Foz do Iguaçu. O colegiado, afirmou o gestor, tem relevante papel a cumprir no processo de retomada do desenvolvimento social e econômico do município.

“A cidade vive um momento de união e esforço, de trabalho coletivo de todos os segmentos para o bem do município”, apontou o prefeito. “E o Codefoz tem muito a colaborar porque é o celeiro que reúne pessoas e instituições, inteligências e ideias estratégicas a favor de Foz do Iguaçu”, ponderou.

Cidade nova e moderna

Em sua mensagem à plenária virtual do Codefoz, o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, general Joaquim Silva e Luna, saudou os novos dirigentes e sublinhou a relevância do trabalho realizado pelo conselho. Ele reforçou a função do Acelera Foz como indutor do progresso.

“Desejo muito sucesso a essa equipe já reconhecida pela competência e que tem por hábito entregar resultados”, enfatizou. “Com o Programa Acelera Foz, com o qual o Codefoz e sua mesa diretora já assumiram responsabilidades, podemos ver nossa cidade ganhando um rosto novo e moderno”, acentuou Silva e Luna.

Convergência de esforços

Prioridade do conselho será a retomada econômica por meio do Programa Acelera Foz 

Para Felipe Gonzalez, a convergência de esforços entre poder público, entidades e setores econômicos do turismo, comércio, serviços e logística favorece Foz do Iguaçu. “É uma grande união entre os setores que representam a economia e a pujança da nossa cidade para a retomada do crescimento”, expôs.

O coronel José Ricardo Áureo salientou a união da comunidade iguaçuense na superação dos desafios atuais. “Esse momento sensível que estamos vivendo reforça a necessidade de união entre todos os segmentos da sociedade, e o Codefoz é capaz de realizar essa integração”, apontou.

Mensagens de apoio

A nova diretoria recebeu mensagens de apoio de empresários, agentes públicos e instituições. Enviaram comunicações o Codeleste e o Codespi, conselhos de desenvolvimento de Ciudad del Este e Puerto Iguazú; Comtur; Observatório Social do Brasil – Foz do Iguaçu; Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos de Foz; Sinduscon; e ABIH Regional Oeste.

COMPARTILHAR: