Notícias

Ações de segurança e fluxo na Ponte da Amizade são debatidos por Câmara Técnica do Codefoz

(Em 22 de outubro de 2020)

Em reunião da Câmara Técnica de Segurança do Codefoz, terça-feira, 20, foram discutidas ações para aumentar a segurança na região da Ponte Internacional da Amizade, bem como problemas relacionados ao fluxo de veículos na via que liga Foz do Iguaçu a Ciudad del Este. Integrantes do Codeleste também participaram do encontro, realizado por videoconferência.

Membros das forças brasileiras de segurança e de órgãos públicos fizeram uma rodada de diálogo, explanando as principais demandas e apontando eventuais soluções para os problemas. A reunião foi a primeira depois da reabertura da Ponte da Amizade, ocorrida no último dia 15 de novembro.

Reunião tratou da segurança e do fluxo de veículos no acesso à Ponte Internacional da Amizade – Foto: Agência Brasil

O congestionamento do acesso de veículos à ponte, já nas imediações do viaduto da Avenida JK, foi analisado pelos membros da Câmara Técnica de Segurança. Há lentidão no despacho aduaneiro realizado no Paraguai, o que está provocando longas filas. Motoristas de automóveis e de caminhões muitas vezes permanecem muito tempo no trânsito e são impedidos de acessar o país vizinho por exceder as 14h, horário permitido para o ingresso.

Sobre essa pauta, foi deliberado:

– Codefoz e Codeleste atuarão junto aos órgãos governamentais do Brasil e do Paraguai em busca de solução para o problema, apontando os efeitos negativos no comércio exterior praticado entre as duas nações, os prejuízos para o turismo e à segurança da infraestrutura da Ponte da Amizade (devido à permanência dos veículos sobre a via).

Segurança e Operação Verão

Representante da Polícia Militar do Paraná (PMPR) na Câmara Técnica de Segurança, o capitão André Ribas requereu ao Codefoz o envio de documento ao comando da corporação, em Curitiba (PR), solicitando a permanência de policiais em Foz do Iguaçu durante a realização da Operação Verão, no litoral paranaense, que requisita anualmente contingente das cidades.

O capitão André lembrou que, no final de 2019, com pleito semelhante conduzido pelo Codefoz, não apenas foram mantidos os policiais militares do efetivo iguaçuense, como a cidade ainda recebeu reforço no policiamento na alta temporada do turismo. Ele também informou que a PM está atuando nos bairros próximos da Ponte da Amizade, como Jardim Jupira e Vila Portes, com trabalho preventivo das equipes.

Inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Foz do Iguaçu, Luiz Gênova relatou que a corporação receberá reforço em seu contingente nos próximos dias, com prazo de permanência dos policiais até dezembro. Essa demanda foi apresentada ao comando, tendo em vista o aumento do movimento na região da Ponte da Amizade nesta época do ano, por causa das compras que antecedem o Natal.

Participaram da reunião:

Paulo Bini, delegado da Alfândega da Receita Federal;

Luiz Gênova, inspetor da Polícia Rodoviária Federal;

Tenente-coronel Marcos Kamakawa, comandante do 14º Batalhão da Polícia Militar;

Reginaldo Silva, secretário de Segurança Pública de Foz do Iguaçu;

Capitão André Ribas, representante da Polícia Militar do Paraná;

Agente Alan, representante do delegado da Polícia Federal em Foz do Iguaçu, Roberto Biasoli;

Mario Camargo, presidente do Codefoz;

Faisal Ismail, presidente da ACIFI;

Linda Taiyen, presidente do Codeleste;

Aline Albuquerque, representante da Itaipu Binacional;

Natalia Chan, integrante do Codeleste; e

Jihad Ahmad Abu Ali, diretor de Relações Internacionais da Prefeitura de Foz do Iguaçu.

COMPARTILHAR: