Notícias

Escritório de investimentos diversificará a economia de Foz do Iguaçu

(Em 22 de outubro de 2020)

Modelo do escritório de atração de investimentos foi discutido em reunião do Codefoz – Foto Marcos Labanca

Proposta será apresentada aos candidatos à prefeitura para compromisso de implantação

Captar recursos para o município, diversificar a economia, gerar emprego e renda. Esses são os principais objetivos do Escritório de Atração e Recepção de Investimentos de Foz do Iguaçu, debatido na sessão plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codefoz), realizada nessa quarta-feira, 21.

Uma das ações prioritárias do Programa Acelera Foz, a proposta será apresentada aos nove candidatos a prefeito de Foz do Iguaçu. Os postulantes à prefeitura, na gestão 2021-2024, foram convidados a assinar documento comprometendo-se com a implantação do escritório, caso sejam eleitos nas eleições municipais deste ano.

A modelagem do Escritório de Atração e Recepção de Investimentos, sua estruturação e sua forma de funcionamento estão sendo definidas conjuntamente pelo poder público e iniciativa privada. Esse trabalho conta com assessoramento de consultoria técnica.

Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (ACIFI), Faisal Ismail ressalta que o escritório é uma das principais apostas para fortalecer o desenvolvimento do município. O dirigente cita, ainda, a união de empresários, gestores públicos, universidades e sociedade civil organizada na construção de um modelo eficaz.

“É uma das ferramentas mais importantes dentro do que nós desejamos em relação aos eixos de desenvolvimento do município”, reflete Faisal. “Fará com que organização, planejamento, compliance e gestão privada, com participação pública, resultem em um modelo de sucesso para atrair empreendedores e investidores a nossa cidade”, conclui.

Novo paradigma

Para o secretário municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla, a criação do escritório é um desafio que representará ganhos para toda a cidade. “Atrair investimentos para diversificar a matriz econômica é uma tarefa que exige mudança de paradigmas”, sublinha.

“É preciso construir um ambiente favorável à geração de negócios, com uma política clara para atração de investimentos”, expõe o secretário. “Foco, organização e profissionalismo são fundamentais para transmitir uma imagem de credibilidade aos investidores”, reflete Piolla.

Busca ativa de investimentos

Diferentemente de outras cidades, que aguardam por interessados em investir, o Escritório de Atração e Recepção de Investimentos de Foz do Iguaçu será proativo, isto é, buscará permanentemente recursos para a cidade, explica o consultor do Sebrae Marcelo Padilha. Esse trabalho seguirá uma orientação técnica.

“Com uma atuação estratégica, primeiro vamos definir os tipos de investimentos que são importantes para o desenvolvimento do município. A partir disso, a ideia é focar na busca de investidores”, detalha. “O negócio é atrair empreendimentos que realmente sejam relevantes e que tenham impacto na localidade, dentro da nossa realidade econômica”, norteia Padilha.

“O escritório, para funcionar, terá que ter a participação pública e privada, bem como investimentos assegurados por ambos”, pondera o consultor. Segundo ele, deverão ser desenvolvidos materiais de apoio e orientação aos interessados, e uma equipe de alto desempenho será constituída, na etapa adequada, para assegurar o cumprimento das metas e objetivos do escritório, de forma sustentada e planejada.

Acelera Foz

Parte do plano de retomada econômica da cidade, o programa tem a coordenação estratégica do Codefoz, Itaipu Binacional, Parque Tecnológico Itaipu, Prefeitura de Foz do Iguaçu, Sebrae, Programa Oeste em Desenvolvimento, ACIFI e Comtur.

(Codefoz)

COMPARTILHAR: