Notícias

Câmara Técnica de Saúde do Codefoz reforça importância de medidas para combater a covid-19

(Em 22 de novembro de 2020)

A Câmara Técnica de Saúde do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu (Codefoz) emitiu nota em que reforça as recomendações para que a população aumente os cuidados sanitários para contenção da covid-19. A prevenção é uma das principais aliadas para se evitar medidas restritivas.

O documento é resultado da análise de informes epidemiológicos, das ações de enfrentamento à covid-19 e de recomendações de órgãos ligados à saúde pública. A Câmara Técnica reúne médicos, enfermeiros e gestores da área, além de dirigentes de instituições públicas e privadas do setor médico-hospitalar.

A Câmara Técnica de Saúde atribui o atual momento da pandemia ao aumento do fluxo de pessoas e à ampla oferta de exames, o que eleva o número de novos casos de covid-19. Como fator mais importante, o colegiado aponta o cuidado sanitário irregular realizado por parte da população.

“Se houver adesão às recomendações sanitárias, não será necessário novo lockdown, representando um retrocesso necessário”, enfatiza a nota da Câmara Técnica de Saúde do Codefoz. Evitar aglomerações, distanciamento mínimo entre as pessoas, uso de máscaras e higienização das mãos com álcool gel são as recomendações a serem seguidas por cada pessoa.
Íntegra da nota:

POSICIONAMENTO PÚBLICO DA CÂMARA TÉCNICA DE SAÚDE DO CODEFOZ

O Codefoz sempre esteve comprometido e dedicado a desenvolver projetos capazes de fomentar o crescimento social e econômico de Foz do Iguaçu e região.

Tendo em vista o importante conflito surgido a partir da deflagração da pandemia pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, o Codefoz passou a se posicionar incansavelmente em busca de alternativas para minimizar os riscos aos humanos provocados pela virose, mas também colocou na pauta de suas preocupações o inevitável colapso econômico passível de ocorrer a partir das orientações de isolamento prolongado e bloqueio de muitas atividades comerciais.

Por meio da Câmara Técnica de Saúde, houve apoio ao clamor popular maciço ao direito de acesso aos medicamentos classificados como off label para a doença por covid-19, quando indicados por profissionais médicos e aceitos pelos interessados.

A Câmara Técnica replicou por diversas vezes os protocolos sanitários de segurança e interagiu com o Comitê Binacional de Enfrentamento de Crise em Fronteira, cuja preocupação principal era analisar com responsabilidade a possibilidade de reabertura da Ponte Internacional da Amizade, fronteira entre o Brasil e o Paraguai.

Todas as propostas iniciais, com participação dedicada da totalidade das autoridades competentes binacionais, foram atingidas em seus propósitos, resgatando a recuperação econômica e dignidade social em meio à doença.

Mas a pandemia não acabou nem seus riscos deixaram de existir!

A necessária flexibilização dos bloqueios trouxe uma sensação de alívio à população, mas em hipótese alguma pode haver descuidos sanitários básicos.

A pandemia ainda não acabou!

Com a abertura da Ponte da Amizade e de todas as atividades comerciais, de serviços e turismo em Foz do Iguaçu, houve um incremento significativo nos índices de pessoas infectadas pela covid-19, e as unidades de terapia intensiva estão perto de sua capacidade máxima. A impossibilidade de oferta de leitos de UTI representa mais risco aos acometidos.

O Codefoz, associado a outros órgãos de representação social, buscou analisar as razões do aumento de taxas da doença em curto prazo e concluiu da seguinte forma:

1. Houve aumento real dos índices da doença pelo maior trânsito de pessoas;
2. Por outro lado, Foz do Iguaçu, por mérito, é uma das cidades com a maior oferta e disponibilidade pública dos exames de testagem de referência como o RT – PCR, considerado padrão ouro;
3. Quanto maior o número de pessoas submetidas à testagem, mais elevada é a detecção estatística percentual da virose, ao contrário de algumas outras localidades que não possuem estrutura capaz de possibilitar testagem em massa e têm suas estatísticas fragilizadas; e
4. No entanto, a mais importante causa do aumento da doença em nossa cidade deve-se à não adesão aos cuidados sanitários fundamentais.

ALERTA DA CÂMARA TÉCNICA DE SÁUDE DO CODEFOZ:

É necessária a adesão às recomendações sanitárias – Foto Freepik

Cabe à nossa grande população o respeito à ordem recomendada de cuidados básicos como:
– evitar aglomerações;
– manter distanciamento mínimo;
– usar máscaras; e
– higienizar as mãos com álcool gel.

Se houver adesão às recomendações sanitárias, não será necessário novo lockdown, representando um retrocesso necessário.

A pandemia ainda não acabou, nem pode acabar a colaboração e civilidade da nossa gente.
Juntos, haveremos de vencer as consequências graves da pandemia.

Foz do Iguaçu, 21 de novembro de 2020

Câmara Técnica de Saúde do Codefoz

COMPARTILHAR: