Notícias

Codefoz pede ao prefeito para manter aberto comércio e turismo de Foz

(Em 26 de fevereiro de 2021)

Entidade reuniu lideranças e gestores públicos de Foz do Iguaçu e de Ciudad de Este para debater enfrentamento à covid-19 na fronteira.

O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codefoz) promoveu reunião com o prefeito Chico Brasileiro, lideranças e gestores públicos de Foz do Iguaçu e de Ciudad de Este para debater medidas de enfrentamento à covid-19 na região da fronteira trinacional. A videoconferência ocorreu na tarde desta sexta-feira, 26.

Após avaliação da evolução da pandemia e dos efeitos sociais e econômicos de medidas de restrição, o Codefoz requer do prefeito:

1) que a administração municipal de Foz do Iguaçu não reproduza, nos segmentos de comércio e turismo, as restrições previstas no Decreto Estadual 6.983/2021;

2) que toda e qualquer limitação à circulação de moradores e trabalhadores transfronteiriços não seja adotada de forma unilateral, mas sim em conjunto entre Brasil e Paraguai, notadamente nos assuntos que envolvam o trânsito pela Ponte Internacional da Amizade;

3) que sejam disponibilizados dados sobre o número de estrangeiros atendidos e/ou que busquem atendimento na rede hospitalar iguaçuense; e

4) que a prefeitura reforce a fiscalização a eventos clandestinos e aglomerações no município, atividades reconhecidamente de alto potencial de reprodução do novo coronavírus.

O Codefoz considera fundamental a tomada de decisões adequadas e eficazes para frear o atual estágio da pandemia de covid-19. Entretanto, enfatiza que a generalização de medidas pode penalizar drasticamente a população e as atividades econômicas geradoras de emprego e renda, sem atingir os objetivos no âmbito da saúde pública.

Foz do Iguaçu, 26 de fevereiro de 2021

Mario Camargo
Presidente do Codefoz

COMPARTILHAR: