Notícias

Codetri discute ações integradas na fronteira trinacional

(Em 5 de junho de 2021)

Reunião presencial e virtual do conselho da fronteira – Foto: Divulgação

Colegiado reúne Codeleste, Codefoz e Codespi, conselhos de desenvolvimento de Ciudad del Este, Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú.

O Conselho de Desenvolvimento Trinacional (Codetri) reuniu-se nessa sexta-feira, 4, para debater ações e projetos integrados na fronteira de Ciudad del Este (Paraguai), Foz do Iguaçu (Brasil) e Puerto Iguazú (Argentina). O colegiado reúne os conselhos socioeconômicos que atuam nas três cidades.

Entre as pautas debatidas está a infraestrutura aduaneira vinculada à Ponte da Integração Brasil-Paraguai, que está em construção. “Vamos convidar autoridades públicas e técnicos dos dois países para promovermos o nivelamento das informações quanto à execução dessa obra, que tem caráter internacional”, frisou Linda Taiyen, presidente do Codetri.

Vice-presidente da ACIFI, Danilo Vendruscolo apresentou o fórum de logística, a ser realizado na fronteira, no começo de 2022, com participantes de diversos países. “Ele vem sendo trabalhado com vários parceiros, articulado entre o setor produtivo e a academia. Será uma oportunidade para divulgarmos as nossas duas grandes vocações, que são a logística e o turismo”, expôs.

Presidente do Codefoz, Felipe Gonzalez reforçou a importância do evento para a região, defendendo a ideia de um encontro anual. “Sugiro que esse fórum internacional de logística seja permanente, realizado anualmente em nossa fronteira trinacional. O turismo, a logística e as Três Fronteiras sairão ganhando”, sublinhou.

Diálogos e meio ambiente

A coordenadora do Instituto Polo Iguassu, Fernanda Fedrigo, expôs o projeto de retomada do evento Diálogos de Fronteiras. “É uma ação para debater assuntos de interesse das Três Fronteiras. Entre 2008 e 2015, foram mais de 50 encontros e 13 mil participantes. Nessa retomada, a ideia é que o diálogo seja pautado pelos conselhos de desenvolvimento”, disse.

A integrante da Câmara Técnica de Meio Ambiente do Codetri, Gizele Vosgerau, defendeu a importância do Aqui Cuidamos, projeto fronteiriço de gestão de resíduos. “Neste momento de pandemia, podemos fazer ações de conscientização. Estudos indicam aumento da geração de resíduos, mas muitas pessoas não sabem como fazer o descarte correto”, enfatizou.

Mais pautas

Circulação de pessoas e veículos: Atualização das informações sobre decretos referentes ao trânsito transfronteiriço. Serão solicitados esclarecimentos junto ao poder público.

Presidência: Por consenso, Linda Taiyen permanecerá na presidência do Codetri até o final deste ano.

Atuação do conselho: As datas das reuniões do colegiado serão fixas, sempre na primeira sexta-feira de cada mês. Serão ampliados os procedimentos relacionados ao funcionamento institucional e orgânico do conselho. Os integrantes atualizarão o planejamento do Codetri.

COMPARTILHAR: