Notícias

Câmara Técnica de Segurança do CODEFOZ elege novos presidente, vice e secretário

(Em 26 de agosto de 2021)

Câmara Técnica reúne instituições municipais, estaduais e federais.

Colegiado de atuação integrada também debateu projetos e ações em segurança pública.

O secretário municipal de Segurança Pública, Reginaldo José da Silva (presidente), o comandante do 14° Batalhão de Polícia Militar, major Adelar Davies (vice-presidente), e o chefe da Assessoria de Informações da Itaipu Binacional, coronel Francisco Ronald Rocha Fernandes (secretário), foram eleitos para coordenar a Câmara Técnica (CT) de Segurança Pública do CODEFOZ. A reunião ocorreu de forma presencial e on-line nesta quarta-feira, 25.

O colegiado atua de forma integrada, reunindo o conjunto de instituições municipais, estaduais e federais com atividades em Foz do Iguaçu, e órgãos de fiscalização. Devido às particularidades da região fronteiriça, a Câmara Técnica também compartilha demandas com as forças de Ciudad del Este (Paraguai) e Puerto Iguazú (Argentina).

“Assumimos esse desafio para seguir trabalhando lado a lado com todas as forças e instituições”, expressou o presidente da CT de Segurança do CODEFOZ, Reginaldo da Silva. “A segurança pública não consegue caminhar sem contar com ações integradas do poder público e da sociedade civil, e conjuntamente com nossos irmãos do Paraguai e da Argentina”, avaliou.

O vice-presidente da Câmara Técnica também enfatizou a união e a integração entre as instituições. “Temos a oportunidade de fazer um trabalho de excelência, com maior efetividade e resultados, atuando em conjunto com todas as forças de segurança e entidades da sociedade organizada, como o CODEFOZ”, pontuou o major Davies.

Reginaldo da Silva e Felipe Gonzalez durante a reunião da Câmara Técnica de Segurança do CODEFOZ.

Presidente do CODEFOZ, Felipe Gonzalez contextualizou o trabalho desenvolvido pelo colegiado de segurança pública, que reflete em Foz do Iguaçu e nas cidades vizinhas da fronteira. “O trabalho que o secretário Reginaldo e o major Davies estão assumindo a coordenação, certamente irá repercutir em benefício de toda a sociedade”, sublinhou.

O inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Foz do Iguaçu, Marcos Pierre Carvalho, afirmou que a complexidade das Três Fronteiras deve ser enfrentada com união. “São muitas demandas. Por isso, reforço a importância dessa integração, e nesse ponto Foz do Iguaçu é um case de sucesso para o Brasil, pois ninguém faz sozinho segurança pública”, apontou.

Educação e segurança no trânsito

Na reunião da Câmara Técnica, foram discutidas ideias e sugestões para promover a educação e a segurança no trânsito. A intenção é concentrar as ações e parcerias entre as instituições em torno de projetos integrados. O superintendente do Instituto de Transporte e Trânsito (Foztrans), Licério Santos, expôs iniciativas que o órgão já vem realizando, e adiantou propostas para a Semana Nacional do Trânsito, que será em setembro.

Apoio ao turismo e a eventos

O secretário de Segurança Pública e presidente da CT de Segurança do CODEFOZ apresentou a retomada do Grupo de Apoio ao Turismo e a Eventos (GATE). O grupamento deverá atuar com outras forças de segurança, onde ocorrem grandes eventos e em polos de turismo. Além de viatura identificada, o GATE contará com um guarda municipal e um tecnólogo em turismo, a ser fornecido pela Secretaria Municipal de Turismo.

Avenida Brasil

Integrantes do Núcleo Avenida Brasil, Maurício Teixeira (coordenador), Marinez Rubert e Carlos Bordin participaram da reunião e apresentaram demandas com o objetivo de aumentar a sensação de segurança na via comercial e turística. Os empresários elencaram problemas e se colocaram à disposição para contribuir com soluções, por meio de parceria com as forças de segurança e outros órgãos.

(AI CODEFOZ)

COMPARTILHAR: