Notícias

Codefoz rejeita mudança no nome da Ponte da Integração

(Em 16 de agosto de 2021)

Segunda ponte internacional ligando Foz do Iguaçu e Puerto Franco é uma conquista histórica para a região – Foto: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional

A nomenclatura, que já está na pedra fundamental da obra, é a que melhor simboliza a união e o entendimento entre os povos da fronteira.

O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codefoz) emitiu nota em que expressa posição contrária à mudança de nome da Ponte Internacional da Integração Brasil-Paraguai. Para a entidade, a nomenclatura é a que melhor simboliza a união e o entendimento da comunidade da região das Três Fronteiras.

Em trâmite no Congresso Nacional, o Projeto de Lei 1.984/21, do deputado Evandro Roman (Patriota-PR), propõe denominar a via como “Ponte Jaime Lerner”. A proposição do deputado federal, que tem base eleitoral em Cascavel, não foi discutida com representantes das instituições públicas ou privadas de Foz do Iguaçu.

Para o Codefoz, a opção mais adequada é o nome de Ponte da Integração, ressaltando que o empreendimento e suas obras complementares fomentarão o desenvolvimento e a conexão das cidades localizadas na fronteira. “Trata-se da nomenclatura que melhor traduz o sentimento de união e de pertencimento dos povos da região trinacional”, frisa a nota.

O conselho destaca que a ligação internacional entre Foz do Iguaçu e Puerto Franco abrirá um novo estágio de desenvolvimento na região. “Representa cooperação, diálogo e entendimento entre os povos e nações, aproximando ainda mais o já conectado ambiente social, econômico e cultural das Três Fronteiras”, enfatiza a nota do Codefoz.

Pedra fundamental da Ponte da Integração lançada pelos presidentes do Brasil e do Paraguai – Foto: Nilton Rolin/Itaipu Binacional

Íntegra da nota do Codefoz

O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu (Codefoz) defende a manutenção do nome atual da Ponte da Integração para designar a segunda via binacional entre o Brasil e o Paraguai. A entidade rejeita qualquer proposição tardiamente apresentada e sem a concordância das instituições e moradores da fronteira.

A ligação internacional estabelecida por meio das cidades de Foz do Iguaçu e Puerto Franco é uma conquista histórica que inaugura um novo estágio de desenvolvimento na região. Representa cooperação, diálogo e entendimento entre os povos e nações, aproximando ainda mais o já conectado ambiente social, econômico e cultural das Três Fronteiras.

A nova ponte e a via perimetral que integra as obras complementares favorecerão o transporte de cargas e o comércio internacional, e irão consolidar a região como hub logístico e turístico da América do Sul. A obra ainda contribuirá para dinamizar o fluxo, facilitando o deslocamento de moradores fronteiriços do Brasil, Paraguai e Argentina.

Não há, portanto, opção mais adequada do que nomear esse empreendimento de Ponte da Integração, designação gravada ainda na pedra fundamental de lançamento da obra, adotada e popularizada pela comunidade. Trata-se da nomenclatura que melhor traduz o sentimento de união e de pertencimento dos povos da região trinacional.

Foz do Iguaçu, agosto de 2021.

A mesa diretora do Codefoz

COMPARTILHAR: