Notícias

Ponte da Integração: diretor-geral brasileiro da Itaipu envia carta ao ministro da Infraestrutura

(Em 26 de agosto de 2021)

Ponte da Integração liga Foz do Iguaçu a Presidende Franco – Foto: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional

Em correspondência sobre o nome da ponte, o general João Francisco Ferreira lembra que o assunto é “sensível ao bom relacionamento entre Brasil e Paraguai”.

O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, general João Francisco Ferreira, encaminhou correspondência ao Ministério da Infraestrutura do Brasil em que trata do projeto de lei (PL) que visa a alterar o nome da Ponte Internacional da Integração Brasil-Paraguai. A obra é custeada com recursos da binacional.

Leia também: Foz do Iguaçu e Presidente Franco se unem para manter o nome da Ponte da Integração

O documento dirigido ao ministro Tarcísio Gomes de Freitas contextualiza que o PL repercutiu de forma negativa junto a autoridades, instituições representativas e entre a população de Foz do Iguaçu (Paraná, Brasil) e Presidente Franco (Alto Paraná, Paraguai). Expôs o texto que a comunidade fronteiriça não foi consultada e que a proposta tramitou com urgência, comprometendo o debate.

“As entidades também entendem que a designação atual está consolidada entre a população fronteiriça e exprime, de forma inconteste, os fortes laços de união e amizade entre os dois países”, sublinhou. O general resgatou, também, que o nome Ponte da Integração está gravado na pedra fundamental da obra, lançada pelos presidentes Jair Bolsonaro e Mario Abdo Benítez, em maio de 2019.

“As entidades também entendem que a designação atual está consolidada entre a população fronteiriça e exprime, de forma inconteste, os fortes laços de união e amizade entre os dois países.”

Ao Ministro de Estado, o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional elencou que o CODEFOZ reuniu-se e aprovou moção ao Senado Federal pedindo a rejeição da proposta nessa instância parlamentar, em que passa a tramitar o projeto. E citou a reação das autoridades de Presidente Franco.

“A prefeita de Presidente Franco, Paraguai, Senhora Julia Ferreira, participou da reunião do Codefoz e classificou como desrespeitosa a alteração do nome da ponte sem que o país vizinho fosse consultado”, relatou a carta. E completou informando que a municipalidade está acionando as autoridades políticas do país vizinho em prol da Ponte da Integração.

Por fim, o general João Francisco Ferreira ressaltou que o tema é relevante para o Ministério da Infraestrutura e para as relações entre as duas nações.  Trata-se de assunto “sensível ao bom relacionamento entre Brasil e Paraguai”, por isso é “oportuno levar os fatos expostos a seu conhecimento”, finalizou o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional.

Outras frentes 

O CODEFOZ também manteve contato com os três senadores do Paraná, para que defendam a retirada de tramitação do PL no Senado Federal. Veja os documentos formalizados:

Álvaro Dias 

Flávio Arns

Oriovisto Guimarães

(AI CODEFOZ)

COMPARTILHAR: