Notícias

Prefeitura de Franco aciona Relações Exteriores e Senado do Paraguai para manter nome da Ponte da Integração

(Em 3 de setembro de 2021)

Ponte Internacional da Integração, entre Brasil e Paraguai – Foto: Reprodução/Itaipu

A cidade vizinha opõe-se enfaticamente à mudança de nome proposta pelo deputado Evandro Roman.

A prefeita de Presidente Franco (Alto Paraná, Paraguai), Julia Ferreira, requereu do Ministério de Relações Exteriores e do Senado Federal do Paraguai atuação junto ao Brasil para manter o nome da Ponte Internacional da Integração. A municipalidade é contra a mudança da nomenclatura defendida pelo deputado federal Evandro Roman (Patriota-PR).

Leia também:

Foz do Iguaçu e Presidente Franco se unem para manter o nome da Ponte da Integração

Ponte da Integração: diretor-geral brasileiro da Itaipu envia carta ao ministro da Infraestrutura

No documento às instâncias federais, a prefeitura afirma que se opõe à alteração do nome porque a comunidade fronteiriça não também não concorda com a modificação. Lembra ela que a designação Ponte da Integração, além de ser significativa para a cidadania da região, está inscrita na pedra fundamental da obra, lançada conjuntamente pelos presidentes do Brasil e do Paraguai.

Recentemente, a prefeita de Puerto Franco participou de reunião do CODEFOZ, alinhando-se às lideranças de Foz do Iguaçu no pleito que tem o apoio do Conselho de Desenvolvimento Trinacional (Codetri). “Exigimos respeito em nome da cidade de Presidente Franco e do Paraguai, pois não fomos ouvidos para essa mudança de nome da ponte”, enfatizou Julia Ferreira, na reunião do conselho iguaçuense.

Ao ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Euclides Acevedo Candía, a Prefeitura de Presidente Franco pede o diálogo com a chancelaria brasileira. Do presidente da Comissão de Obras do Senado, Blas Lanzoni Achinelli, o município requer o debate da pauta com os senadores do Brasil.

A Ponte da Integração ligará Foz do Iguaçu a Presidente Franco. A obra, que já atingiu 67% de execução, custará R$ 323 milhões, sendo uma iniciativa do governo federal, realizada sob a gestão do Governo do Paraná e custeada pela margem brasileira da Itaipu Binacional, resultado exclusivamente de uma política de Estado.

Por cima

Sem diálogo ou consulta à comunidade da fronteira, o deputado Evandro Roman propôs projeto para nomear a segunda ponte do Brasil com o Paraguai de Jaime Lerner. A proposição tramitou na Câmara Federal em regime de urgência, o que impediu o debate da matéria, que agora está no Senado Federal.

O CODEFOZ aprovou moção ao Senado do Brasil pedindo a rejeição do projeto, mesmo pedido feito aos três senadores do Paraná. O assunto foi tema de correspondência do diretor-geral brasileiro da Itaipu, general João Francisco Ferreira, ao Ministério da Infraestrutura. A Câmara de Vereadores também conta com pedido pela manutenção do nome Ponte da Integração.

Documentos da Prefeitura de Presidente Franco:

COMPARTILHAR: