Notícias

Codefoz abre agendas públicas com candidatos recebendo Sergio Moro

(Em 24 de agosto de 2022)

Codefoz deu início a uma série de encontros com candidatos nas Eleições 2022 – Foto: Marcos Labanca

O concorrente à vaga de senador afirmou ser uma voz forte e independente para “resgatar a relevância do Paraná na política nacional” e assumiu compromisso com o conselho.

O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codefoz) recebeu o candidato ao Senado Federal Sergio Moro (União Brasil), nesta quarta-feira, 24, dando início à série de encontros com postulantes a cargos eletivos nas Eleições 2022. A exposição, aberta para a comunidade, reuniu agentes públicos e lideranças empresariais e da sociedade civil organizada.

A iniciativa insere o conselho no atual momento cívico do país, por meio do debate democrático de projetos e ações para beneficiar Foz do Iguaçu. Serão agendas individuais com os concorrentes ao Senado e ao Governo do Paraná, além de dois encontros, na primeira quinzena de setembro, com os candidatos e candidatas a deputado estadual e federal.

“É a contribuição que entregamos à sociedade no sentido de ampliar a discussão sobre propostas para a cidade e a região, princípios do agente público e viabilidade eleitoral”, explicou o presidente do Codefoz, Fernando Castro Alves. “Sobretudo, essas recepções remetem ao efetivo compromisso dos candidatos com as pautas da cidade”, frisou.

Candidato afirmou que pretende atuar pela relevância do Paraná na política nacional – Foto Marcos Labanca

Sergio Moro abordou a sua atuação como juiz na Operação Lava Jato e ministro da Justiça e Segurança Pública. Falou de projetos, defendeu o fim do foro privilegiado e que, se eleito, terá um canal com a sociedade. “Tenho o compromisso de ter um mandato itinerante pelo Paraná, ouvindo as pessoas e as entidades. Pretendo voltar ao Codefoz para discutir assuntos específicos”, enfatizou.

Reconhecendo os avanços e esforços para o desenvolvimento de Foz do Iguaçu nos últimos anos, Sergio Moro avaliou que a cidade pode ser um polo turístico ainda maior. “Tem potencial para ser uma capital do Mercosul. A fronteira é uma terra de oportunidades, não de problemas, como muitos pensam”, analisou.

Relevância do Paraná

O candidato criticou o que considera uma ausência de liderança do Senado Federal em torno dos grandes temas nacionais, o que ele pretende modificar, pontuou. “O Senado tem que ter uma voz independente e forte, pois perdeu muito de seu protagonismo como casa legislativa nos últimos anos”, avaliou Sergio Moro.

Sergio Moro concorre ao cargo de senador pelo Paraná – Foto: Marcos Labanca

Nessa direção, também afirmou ser necessário resgatar a relevância do Paraná na política nacional, o que é um dos principais desejos que o move na busca da vaga de senador. “A Lava Jato colocou o nosso estado no centro das discussões do país, não se olhava para a capital federal, mas para Curitiba”, apontou.

No Codefoz, o candidato disse que irá defender grandes projetos nacionais e as reformas tributária, administrativa e da Justiça. Apresentou o que chamou de propostas concretas para combater a corrupção, na segurança pública, educação, saúde e para estimular a economia, a partir de uma visão liberal.

Senado e STF

O ex-juiz afirmou que tem a integridade como pauta fundamental. “A gente não vai a lugar nenhum se não formos honestos. A corrupção enfraquece as instituições, retira dinheiro de serviços públicos, e obras públicas nunca são terminadas. Precisamos construir um grande país em cima da honestidade”, sublinhou Sergio Moro.

Durante a plenária, defendeu que o Senado Federal deva “cumprir o seu papel” de forma independente na deliberação sobre ministros ao Supremo Tribunal Federal (STF). “Ano que vem, serão indicadas duas vagas para o Supremo. O Senado da República não pode ser um mero carimbador de toda a indicação presidencial”, refletiu.

COMPARTILHAR: