Notícias

Codefoz e Itaipu Binacional debatem projetos e ações para o desenvolvimento de Foz do Iguaçu

(Em 31 de agosto de 2022)

Mesa diretora do Codefoz está cumprindo agenda de reuniões com instituições – Foto: Divulgação

Pauta reuniu o diretor-geral da Itaipu, almirante Anatalício Risden Junior, Fernando Castro Alves e almirante Luiz Carlos Vieira, presidente e vice do conselho.

Planejamento de longo prazo para Foz do Iguaçu e projetos de impacto na cidade foram pautas tratadas pelas direções da Itaipu Binacional e do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codefoz). A reunião no Centro Executivo integrou a agenda que está sendo mantida pela mesa diretora do conselho socioeconômico com instituições públicas e privadas.

A pauta reuniu o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, almirante Anatalício Risden Junior; o presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codefoz), Fernando Castro Alves; e o vice-presidente do conselho e assessor especial da direção-geral da usina, almirante Luiz Carlos Faria Vieira. Os dirigentes foram acompanhados de equipe técnica.

Os assuntos seguirão sendo tratados institucionalmente e incluem a adequação de mecanismos para planejamento de longo prazo no atual contexto de obras estruturantes em andamento e de novos investimentos previstos para a cidade. O escopo contempla atualização de legislações norteadoras do crescimento.

“Esse é um dos temas mais importantes e que merece todo o apoio”, declarou o almirante Risden. “Nos colocamos à disposição para colaborar, juntamente com os demais agentes públicos da cidade, para empreendermos estudos técnicos capazes de indicar todas as potencialidades indutoras do crescimento de Foz do Iguaçu”, salientou.

O presidente do Codefoz, Fernando Castro Alves, enfatizou que o conselho atua com base na visão de futuro voltada para 2040, conforme o regramento de sua criação. Significa dizer que o coletivo de entidades projeta ações de longo prazo, por meio de políticas públicas e ações que garantam essas realizações e investimentos.

“O Codefoz cumpre o seu papel que é o de apresentar as pautas e reunir forças em torno dos objetivos comuns”, afirmou. “Precisamos trabalhar agora para não termos obstáculos para o desenvolvimento, pois grandes empreendimentos estão saindo do papel e as normas devem estar atualizadas para não refrear esse processo”, ponderou Fernando.

Outras pautas

Durante a reunião entre dirigentes da Itaipu Binacional e do Codefoz, foram abordados e atualizados os status de projetos de grande impacto para Foz do Iguaçu e a região trinacional. Entre os destaques, estão o Projeto Beira-Foz, de infraestrutura urbanística e sustentabilidade, e a futura destinação do Mercado Público, na região da Vila A.

COMPARTILHAR: