Notícias

Candidatos a deputado estadual apresentam propostas para o desenvolvimento no Codefoz

(Em 15 de setembro de 2022)

Plenária do Codefoz reuniu concorrentes à Assembleia Legislativa do Paraná – Foto: Marcos Labanca

Nesta sexta-feira, 16, às 8h, será a vez dos concorrentes a deputado federal por Foz do Iguaçu, em apresentação aberta ao público.

Candidatos a deputado estadual de Foz do Iguaçu apresentaram as suas principais propostas e bandeiras durante encontro promovido pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codefoz) nesta quinta-feira, 15. Participam da plenária, aberta ao público e transmitida ao vivo, 14 postulantes da cidade à Assembleia Legislativa do Paraná (veja a lista abaixo).

Cada concorrente teve dez minutos para exposição, tempo utilizado para apresentações pessoais, trajetória na vida pública e resposta sobre como o candidato pretende, se eleito, contribuir para o desenvolvimento socioeconômico de Foz do Iguaçu e região. Foram explanações propositivas e dentro do contexto democrático estabelecido para o evento.

As candidaturas defenderam ações para fortalecer os principais ramos econômicos de Foz do Iguaçu: turismo, comércio, serviços, logística e indústria. As proposições abrangeram a diversificação da economia, atração de investimentos, obras de infraestrutura, mobilidade urbana, planejamento de longo prazo, revisão do plano diretor, modelagem do pedágio, formação técnica e qualificação profissional.

Os concorrentes aproveitaram o espaço para manifestar suas preferências eleitorais aos governos estadual e federal e para expor as candidaturas à Câmara Federal com as quais estão alinhados na busca de votos. Quem ocupa ou já participou de função pública, eletiva ou não, utilizou o momento para um balanço à sociedade do que considerou as suas realizações.

“Consideramos muito positiva a participação dos candidatos que pleiteiam ser deputados estaduais, a quem agradecemos o comprometimento”, destacou o presidente do Codefoz, Fernando Castro Alves. “O encontro foi em clima de respeito, cumprindo com a finalidade que é constituir um espaço para o pleno exercício da liberdade e da democracia”, frisou.

Fernando Castro Alves: “A finalidade que é constituir um espaço para o pleno exercício da democracia” – Foto: Marcos Labanca

Olhar social

Durante o espaço aberto pelo Codefoz, os candidatos também ressaltaram as ações que defendem para qualificar os serviços públicos e melhorar a qualidade de vida da população iguaçuense. Uma das principais pautas foi a saúde, preponderando a preocupação com o financiamento e regionalização do Hospital Municipal Padre Germano Lauck, gestão e atendimento.

Segurança pública, moradias populares, projetos de atendimento a alunos nas escolas e criação de restaurantes populares foram outras bandeiras apresentadas pelos candidatos. Ação para destacar Foz do Iguaçu por sua condição ambiental e construção de equipamentos culturais também integraram o rol de proposições.

Participaram os candidatos a deputado estadual de Foz do Iguaçu (*):

Alzira Cecchin (Podemos)
Carla Rosane (PSC)
Celino Fertrin (Podemos)
Delegado Francisco Sampaio (União Brasil)
Edson Narizão (PSC)
Luciano Lima (PSC)
Luiz do PT (PT)
Pastor Chicão (Democracia Cristã)
Policial Scheila Melo (PSD)
Ranieri Marchioro (PTB)
Ricardo Albuquerque (Patriota)
Rosa Maria (MDB)
Sidnei Prestes (Republicanos)
Soldado Fruet (PROS)

*Justificaram ausência, antecipadamente, Adriana de Alencar (PDT) e Matheus Vermelho (PP). Lista em ordem alfabética, a partir dos nomes nas urnas.

Candidatos a deputado federal, nesta sexta-feira, 16

Os candidatos a deputado federal por Foz do Iguaçu serão recebidos pelo Codefoz nesta sexta-feira, 16, às 8h, no Centro Integrado de Desenvolvimento Regional (Rua Padre Montoya, 490, centro – prédio da ACIFI). Foram convidados para a apresentação os 23 postulantes da cidade a uma vaga na Câmara Federal, em Brasília (DF).

O evento é aberto para a comunidade, sendo uma oportunidade única para agentes públicos, empresários, integrantes da sociedade civil, professores, estudantes e a comunidade em geral conhecerem as propostas para o desenvolvimento econômico e social de Foz do Iguaçu. A confirmação de presença pode ser feita pelo WhatsApp (45) 9149-5851 ou em: https://forms.gle/8iKDmBm62p8ekjvv8.

COMPARTILHAR: